#DIÁRIODESHOWSINDICA: os melhores 10 primeiros lançamentos de artistas independentes do mês de Maio – MUSOSOUP

Vem conhecer o que inspirou cada artista a criar essas músicas que podem ser trilha sonora da sua vida!

MONIQUE BARRY – Time

Monique Barry é uma cantora e compositora do Canadá que está trabalhando em seu 5º álbum de estúdio. O single que faz parte do #DIÁRIODESHOWSINDICA de hoje, leva o nome de “Time”, o oitavo divulgado até agora, e que segundo a cantora, as músicas serão lançadas uma por uma, seguindo a ordem do álbum completo. Nesta canção, ela explora de forma delicada o senso de desconexão e o conceito do tempo. “O tempo cura todas as coisas” ela canta no refrão em meio ao som de uma respiração ofegante com acordes sombrios no piano que acompanham uma melodia suave.

Em “Time”, Monique exibe toda a sua criatividade e inteligência musical onde ela soube cuidadosamente, a hora exata de utilizar cada instrumento para despertar no ouvindo, a emoção desejada.  Nesta canção ela cria uma paisagem sonora estruturada do ciclo de pensamentos e emoções que prevaleceu durante a pandemia e afirma que o tempo é projetado para evoluir em seu próprio tempo.

“Descobri a natação em água fria durante a pandemia e achei que era um tremendo benefício tanto mental quanto fisico. Achei apropriado combinar as terapias de compositor e mergulho frio ao fazer o vídeo para Time.” – declarou a cantora. Assista ao vídeo de “Time” e adicione a faixa na sua playlist também!

DOC FISCHBACH – Finally Free

Doc Fischbach lançou recentemente o single ‘Finally Free’ onde ele relata como conseguiu sair de um relacionamento abusivo, é literalmente uma carta aberta ao público e também, uma forma que ele encontrou de motivar as pessoas que estão em um momento delicado como este e não encontram forças para superar.

“Finally Free” é sobre auto-capacitação e defesa de si mesmo. Você nunca sabe quem poderia realmente se beneficiar ao ouvir isso, então é por isso que eu coloco minhas duras lições de vida na música para o mundo ouvir.” – declarou o cantor.

Apesar dos dias difíceis de Doc Fischbach, ele foi capaz de trazer o assunto à tona de forma aconchegante. Os primeiros acordes no piano são suaves e então a sua voz surge de forma majestosa e cheia de emoção. Neste trabalho, Doc consegue envolver qualquer pessoa que pare apenas um segundo para conhecer sua música do início ao fim. Conheça agora a música deste cantor e compositor norte americano, tenho certeza que você também vai ficar admirado com todo esse talento.

PENA HUGHES-JOHN/PENA & LETHIA’S NATORIUM – Lullaby

A cantora inglesa Pena Hughes-John está iniciando um novo projeto e já avisou aos fãs que não será temporário. O single de estreia de Lethia’s Natorium entitulado “Lullaby” é um compilado de vários outros trabalhos que ela já lançou, reformulando e recriando músicas que marcaram sua carreira até hoje. Mas agora, ela também conta com novos colaboradores que dão uma atmosfera especial e dramática para a composição, misturando o rock progressivo, new wave, o alternativo e o rock clássico.

Os elementos básicos que formam a música “Lullaby” na verdade consistem em três ‘faixas’ do álbum ‘Ghosts of my Past’ de Pena Hughes-John. A música em si foi tirada da música “Fade Away” e tocada de trás para frente. Incrível, né?

O título “Lullaby” surgiu enquanto ouvia a faixa e adicionava uma harmonia de som de caixa de música à sua composição, parecia uma canção de ninar na hora de dormir. As palavras: “Venha conosco, cante a canção de ninar, é tudo o que você tem nesta noite longa e escura” funcionaram bem com a melodia da caixa de música. Na época em que “Lullaby” foi escrita, Pena sofria de fortes crises de insônia e depois de algumas noites sem dormir, as palavras fluíam bem com a música.

Ouça agora “Lullaby”, uma faixa excêntrica onde a densidade do rock progressivo inicial dá espaço para o vocal de Pena misturado com sintetizadores e depois a faixa se desenvolve de forma crescente, permitindo ao ouvinte uma experiência sensorial peculiar.

DAFYDD HEDD – Fake Indie Song

Se você é o tipo de pessoa que se esforça ao máximo para conquistar o baú de ouro no final do arco-íris, esta música é para você. Dafydd Hedd criou a “Fake Indie Song” inspirado no dilema seguir seus sonhos versus trabalhar por dinheiro, por isso o cantor diz que essa faixa pode agradar aqueles que gostariam de uma mudança no sistema e claro, aos fãs de indie, já que uma das inspirações dele sãs os clássicos Liam Gallagher e Blur, mas também tem uma delicada influência do rock alternativo do Paramore.

Em “Fake Indie Song” as guitarras com refrão de Spacey e um riff cativante encapsulam a música desde o início. A bateria apertada e contundente carrega a vibe por toda a música. A personalidade suja e frustrada de Dafydd, juntamente com seu vocal granulado e melódico, define a história e a frustração e alegria que os criativos costumam viver.  O single é otimista, tem um baixo groovy e um ritmo de swing, para a gente se divertir ouvindo! Com certeza esta é uma adição significativa a qualquer lista de reprodução de indie pop ou rock.

T. LOPEA – Not Me

“Not Me” é o primeiro single do álbum de estreia de T. Lopea, ‘International Man of Mystique’. Nesta música, o cantor australiano após um longo período introspectivo onde rompeu com todos os relacionamentos entre familiares e amigos, nos inspira a refletir sobre o que escolhemos tolerar das outras pessoas e o desafio em estabelecer limites saudáveis para cuidar da nossa saúde mental.

Sonoramente inspirada no punk/garage rock dos anos 70, a faixa inicia com uma guitarra frenética que combina versos rápidos com um refrão melódico cativante, mesmo que ele recite frases como “Eu não posso fingir mais… esse não sou eu” e podemos perceber a luta interna no qual ele estava vivendo. De qualquer forma, “Not Me”é o tipo de música para aqueles que são fãs de Two Door Cinema Club, Franz Ferdinand e Kasabian.

MEDUSA – Thinking ‘Bout You

MEDUSA é uma artista que mora na Inglaterra e se você pensa que o novo single “Thinking ‘Bout You” é mais um BritPop pra sua playlist, vou te surpreender ao contar que na verdade, suas influências para a nova composição vem de astros norte-americanos como Justin Timberlake e Chris Brown. Com isso, MEDUSA chega ao cenário musical com uma parceria triunfal ao lado de Aaron Holden (produtor de dance music) onde criaram um som único e sombrio, permitindo uma nova personalidade para o R&B-pop

“Esta música é particularmente pessoal para mim, pois demonstra como eu foco minha atenção em outros, que não têm a capacidade de fazer o mesmo comprometimento. Para mim, esta é a minha maneira de retratar que também sou humano, e
sinto da mesma forma que todos os meus fãs. Não somos diferentes. O propósito desta faixa é ressoar com os outros e espero que eles achem tão especial quanto eu.” – MEDUSA

Escolhi “Thinking ‘Bout You” para o #DIÁRIODESHOWSINDICA de hoje, porque realmente foi uma faixa que começa de forma tão carinhosa e cresce num ritmo eletrônico dançante extremamente envolvente. Essa composição é ótima para vários momentos do dia seja curtir com as amigas em uma festa, treinando na academia ou até mesmo na estrada dirigindo. Ouça agora:

MEDUSA is an England- based artist and if you think that her new single “Thinking ‘Bout You” is another BritPop for your playlist, I’ll surprise you by telling that, in fact, her influences for the new composition come from North American popstars, like Justin Timberlake and Chris Brown. With that, MEDUSA arrives on the music scene with a triumphant partnership with Aaron Holden (dance music producer) where they created a unique and dark sound, allowing a new personality for R&B-pop genre. 

“This song is particularly personal to me as it demonstrates how I focus my attention on others, who do not have the capability of making the same commitment. For me, this is my way of portraying that I am also human, and feel the same way all my fans do. We are no different. The purpose of this track is to resonate with others and I hope they find it as special as I do.” – MEDUSA

I chose “Thinking ‘Bout You” for today’s #DIÁRIODESHOWINDICA because it really was a track that starts so lovingly and grows into an extremely engaging electronic dance rhythm. This composition is great for your day, whether enjoying it with friends at a party, training at the gym or even driving on the road.

CHARLOTTE WALTZ – Third Times’s A Charm

A jovem cantora norte-americana Charlotte Waltz decidiu dar início à sua carreira independente mas já partiu com um time de peso ao seu lado. Seu co-roteirista e produtor é Dxlph Dayana, é um nome que já esteve ao lado de artistas como por exemplo, Black Eyed Peas. Então, já podemos prever que ela está decidida a conquistar o seu lugar no cenário da musica pop internacional. Mas além de toda essa garra, ela conta que seu objetivo é fazer o ouvinte se conectar com ela por meio de suas histórias cantadas nas músicas.

Em “Third Times’s A Charm” ela trás uma poesia deslumbrante e ao mesmo tempo, sombria. O vocal de Charlotte é sensual a ponto de te deixar alucinado! Sobre a letra, aparentemente ela compartilha uma história sobre o fim de um relacionamento tóxico, mas nada te impede de interpretar que seja sobre o fim de qualquer situação que não faça tão bem para você. Ouça agora “Third Times’s A Charm” e aposto que essa música vai tocar no repeat algumas vezes depois que você apertar o play pela primeira vez.

SODA CRACKER JESUS – Hoping For The Best

Soda Cracker Jesus já se tornou um queridinho da playlist #DIÁRIODESHOWSINDICA. Dessa vez, o single que entra na lista é o mais recente lançamento de Regan Lane, chamado “Hoping For The Best”, uma faixa glam rock com a energia do power pop e ainda, certas influências do alternativo e clássico rock’n roll.

Em sua nova composição, Soda Cracker Jesus não ignora os limites e esbanja riffs de guitarras com acordes pesados tão marcantes, onde a melodia chega a te prender durante a música inteira. De forma interessante ela carrega uma atmosfera nostálgica e a sonoridade é tão real que se você fechar os olhos, pode imaginar estar de frente para ele ao vivo. Assim, entramos num sentido de união e carregamos a mesma mensagem que ele canta em seu lançamento. Que estamos esperando pelo melhor, sempre.

Se você estiver precisando de uma música que te dê um gás extremamente potente para seguir os dias, adicione “Hoping For The Best” do Soda Cracker Jesus em sua playlist. É infalível!

KATANAK – Weigh Down

Dylan Cattanach é cantor e ator australiano, também conhecido como Katanak. Ele participou do filme Elvis de Baz Luhrmann (2022) e durante esse período, surgiu a inspiração para o último lançamento de sua carreira na música, a faixa “Weigh Down”. Nesta música, Katanak reflete sobre a autocobrança e principalmente as expectativas externas que são criadas em cima de nós e que ao invés de nos motivar, acabam criando medos e frustrações. Apesar do tema denso, o single viaja entre a melancolia sem deixar de ser enérgico, com certeza vai cativar os fãs de indie pop já que o compositor carrega influências de bandas como Two Doors Cinema Club, The 1975 e The Wombats.

Logo no começo de “Weigh Down” as guitarras vão crescendo lentamente até que o refrão toma uma forma brilhante e o vocal de Katanak nos envolve da ponto de você se distrair e só querer dançar. É bem interessante ouvir atentamente a letra desta música e perceber como ele conduziu a história de uma forma tão motivacional, sabe?

Ouça a transformação de KATANAK e se inspire com a autoconfiança que ele demonstra em seu novo single “Weigh Down”.

CALL ME DIO – Always On The Run

Call Me Dio é um artista que nasceu no Brasil e devido à constantes mudanças na sua vida, ele se mudou para Itália e recentemente, está morando em Londres. Toda essa bagagem ele utiliza para falar sobre os desafios em relacionamentos, a força da comunidade construtiva e principalmente, a esperança individual. Sua música é brutal e extremamente calmante, resultado da diversidade cultural que ele absorveu durante os últimos anos nas cidades onde morou.

Em Londres, Call Me Dio aprofundou sua paixão pela música e moldou sua voz e seu som. Por meio do projeto que leva o nome Call Me Dio, ele experimenta contar histórias com a sua arte com o objetivo de mostrar para as pessoas o quanto a nossa vida pode servir de inspiração.

“Always on the run” é minha segunda música lançada este ano como parte do meu projeto de estreia, onde contar histórias é o fator determinante. O amadurecimento e o estado de fluxo marcam o som e as letras dessas músicas. “Always on the run” mostra o lado sombrio/triste de crescer na estrada onde coisas ruins/boas acontecem constantemente, o que você ouve agora é o produto desse estilo de vida. Estou orgulhosamente do outro lado da história em um lugar onde posso contá-la, cantá-la e interpretá-la sem sentimentos estranhos, minha história é como muitas outras por aí e espero que essas músicas de alguma forma funcionam como pontes conectando nossos mundos construindo algum tipo de comunidade.” – declarou o artista.

E com este single tão poderoso, eu finalizo a lista do #DIÁRIODESHOWSINDICA com os 10 principais singles lançados por artistas independentes do mundo inteiro, neste começo do mês de maio de 2022.

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA e você também pode seguir os artistas na plataforma de streaming e adicionar a música na sua playlist também!

É artista solo ou tem banda e quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator