Plebe Rude reflete sobre situação política no lyric video de “O Pêndulo da História”

Imagem: Caru Leão

Faixa encerra o projeto Evolução, que surge a partir de uma música abandonada há mais de 30 anos.

Quando a música “Evolução” foi escrita em 1989, a banda Plebe Rude enfrentou dificuldades para encontrar um lugar adequado para ela, pois a letra era considerada excessivamente irreverente e não se encaixava facilmente em seu repertório. Philippe Seabra, vocalista da banda, decidiu compartilhar a música com Evandro Mesquita, que na época era seu vizinho. Evandro, líder da Blitz, ouviu com gentileza, mas não a apreciou. Isso deixou Seabra pensando: “Caramba, nem pra Blitz serve, a banda mais irreverente do Brasil!  Mas se o Evandro falou, tá falado”. A Plebe Rude guardou a música em seus arquivos por 30 anos.

Durante as pesquisas para a autobiografia de Philippe, programada para ser lançada em 2024, a letra de “Evolução” ressurgiu e a banda enxergou nela a oportunidade de um projeto ambicioso que se transformou em uma ópera rock em um álbum duplo contendo 28 músicas. Essas músicas narram a jornada da humanidade e seu desenvolvimento, destacando a violência humana desde o momento em que a consciência despertou no Homo Sapiens. A obra deve ser ouvida do início ao fim, seguindo a ordem das faixas até a última nota.

Para encerrar o espetáculo com impacto, a música que finaliza essa narrativa se chama “O Pêndulo Da História” e recentemente recebeu um lyric video dirigido por Adriano Pasquá, lançado em 24 de agosto