Grammy Latino 2022: Rosalía leva principal categoria da noite com álbum “Motomami”

Premiação também destacou artistas como Liniker, Bala Desejo e Ludmilla; Vem conferir!

A entrega do Grammy Latino 2022 aconteceu nesta quinta-feira (17), na Arena Michelob Ultra, em Las Vegas, em sua 23ª edição. Grandes nomes da música nacional e internacional foram indicados, como Rosalía, Christina Aguilera, Jorge Drexler, Marisa Monte, Marina Sena, Anitta, Ludmilla, Bala Desejo, Liniker, Jão… Muita gente talentosa junto!

A cerimônia principal começou às 22h – com apresentação de Anitta, Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini -, mas algumas categorias foram anunciadas antes, em uma pré-cerimônia no período da tarde. Foram 53 categorias dedicadas às produções e aos artistas da música latina que mais se destacaram no último ano. Anitta foi indicada pelo hit “Envolver” a uma das principais categorias (Gravação do Ano), mas quem levou o gramofone de ouro foi Jorge Drexler & C. Tangana por “Tocarte”.

Além disso, nomes da MPB como Caetano Veloso e Ney Matogrosso se enfrentaram na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Quem ganhou e fez história, no entanto, foi Liniker, a primeira artista trans a receber o prêmio, com o lindíssimo último álbum “Indigo Borboleta Azul”. “Algo histórico acontece hoje para o meu país”, discursou emocionada, sendo aplaudida de pé. Já Ludmilla recebeu seu primeiro Grammy Latino com o álbum “Numanice 2” na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode.

Não posso deixar de citar também o quarteto Bala Desejo, que recebeu o Grammy Latino em Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa com “Sim Sim Sim”. Os cariocas são considerados os artistas revelação do ano e já são um fenômeno mundo afora. “Muitos álbuns maravilhosos e todo mundo merece. Que esse prêmio possa servir para todo a música independente brasileira e latino americana como impulso”, disseram ao receber o prêmio.

Durante a cerimônia, a cantora Anitta aproveitou para prestar uma homenagem à Gal Costa, que morreu na última semana, ao som de “Chuva de Prata”. “Uma figura única nos deixou há poucos dias. Ela que foi reconhecida pela academia. Gal, você vai fazer muita falta e esse show é para você”, disse na ocasião.

Agora, quem conquistou o principal prêmio da noite, de Álbum do Ano, foi ninguém menos que o fenômeno espanhol Rosalía, pelo disco “Motomami”. A artista ainda ganhou outras três categorias: Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Projeto Gráfico de um Álbum e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação – todos por “Motomami”. Com esses feitos, ela ultrapassa Shakira e se torna a segunda artista feminina mais premiada da história do Grammy Latino! Rosalía cantou trechos de três dos seus maiores hits: “Hentai”, “La Fama” e “Despechá”.

Ela veio ao Brasil em agosto deste ano para uma apresentação esgotada no Espaço Unimed (São Paulo) e volta em março de 2023 como headliner do Lollapalooza. Gigantesca!

Te trago aqui, então, os ganhadores do Grammy Latino 2022:

ÁLBUM DO ANO
Motomami – Rosalía

GRAVAÇÃO DO ANO
Tocarte – Jorge Drexler & C. Tangana

CANÇÃO DO ANO
Tocarte – Jorge Drexler & C. Tangana

MELHOR ÁLBUM POP VOCAL TRADICIONAL
Aguilera – Christina Aguilera

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA “URBAN”
Un verano sin ti – Bad Bunny

MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Angela Alvarez (empate)
Silvana Estrada (empate)

MELHOR ÁLBUM POP VOCAL
Dharma – Sebastian Yatra

MELHOR CANÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Vento sardo – Compositores: Jorge Drexler & Marisa Monte; Intérpretes: Marisa Monte Featuring Jorge Drexler

MELHOR ÁLBUM DE POP CONTEMPORÂNEO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Sim sim sim – Bala Desejo

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Indigo Borboleta Anil – Liniker

MELHOR ÁLBUM DE ROCK OU DE MÚSICA ALTERNATIVA EM LÍNGUA PORTUGUESA
O futuro pertence à … jovem guarda – Erasmo Carlos

MELHOR ÁLBUM DE SAMBA/PAGODE
Numanice #2 – LUDMILLA

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA SERTANEJA
Chitãozinho & Xororó legado – Chitãozinho & Xororó

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA CRISTÃ (LÍNGUA PORTUGUESA)
Laboratório do groove – Eli Soares

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DE RAÍZES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Senhora Estrada – Alceu Valença

MELHOR FUSÃO/INTERPRETAÇÃO URBANA
Titi me pregunto – Bad Bunny

MELHOR INTERPRETAÇÃO REGGAETON
Lo siento Bb:/ – Tainy, Bad Bunny & Julieta Venegas

MELHOR ÁLBUM DE ROCK
Unas vacaciones raras – Él Mató A Un Policía Motorizado

MELHOR ÁLBUM POP/ROCK
Los años salvajes – Fito Paez

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ALTERNATIVA
Motomami (digital album) – Rosalía

MELHOR ÁLBUM INSTRUMENTAL
Maxixe samba groove – Hamilton De Holanda

*Imagem de capa: Reprodução/LatinGrammy