#DIÁRIODESHOWSINDICA: os melhores singles do mês de outubro PARTE I – MUSOSOUP

Este mês teve muito lançamento maravilhoso no MUSOSOUP e precisei dividir em duas partes para você ouvir tudinho! Conheça agora os primeiros singles que selecionei este mês.

English speaker? Read the article in english here. 

MOVMENT – Propaganda

Movment é uma banda de rock alternativo da Irlanda. Após o lançamento de 2 álbuns e um EP, a banda acaba de lançar o novo single ‘Propaganda’ que questiona a veracidade das informações na internet.

Afinal, vivemos em uma sociedade onde o acesso à informação se tornou algo muito fácil e o que também possibilita o avanço desenfreado das famosas fake news. Então, eles se perguntam ‘O que é verdade? O que falso? Existe outa maneira?…’

Todas essas perguntas são expostas de forma envolvente e intensa, dentro do padrão sonoro do emo e post punk. Ouça agora o novo trabalho da banda Movment:

Open in Spotify

COLLING STANLEY – Gone Through Hell

O lançamento de Colling Stanley, ‘Gone Throught Hell’ é interessante. Digo isso pelo simples fato dos primeiros minutos da música soar como uma faixa indie pop, apesar de ter uma conotação densa. Mas quando você menos espera, ela se torna um post rock.

Para aqueles que gostam de Queens of the Stone Age, pode chegar a confundir com a personalidade sonora que a música demonstra.

Colling Stanley já acumula notáveis experiências na cena musical, sendo referência do rock em Detroit e Nova York. O músico lançou seu primeiro EP “Can’t Go Home” (2020) como um currículo que demonstra todo o seu conhecimento adquirido nas experiências.

Open in Spotify

RACHEL GLEDDIE – Not Always Enough

“As pessoas nem sempre querem conselhos, às vezes, tudo o que é necessário é um pouco de compreensão”Rachel Gleddie. A cantora canadense usa seu talento com o objetivo de tornar a música, um ombro amigo para quem precisa. E sinceramente, a voz doce, porém firme da cantora, te dá uma sensação de que vai sim ficar tudo bem.

O tema que envolve o novo single de Rachel leva o ouvinte a ter uma reflexão muito profunda sobre relacionamentos, ainda mais nos tempos atuais e com a facilidade que as pessoas entram e saem de um.

Em ‘Not Always Enough’, ela canta sobre a importância de duas pessoas se manterem separados antes de poderem permanecer fortes juntos. “Se a pessoa não consegue manter um senso de identidade individual dentro de um relacionamento, o amor pode não ser suficiente para mantê-lo unido.” – Rachel diz.

Ouça agora, a faixa pop/atlernativo-country de Rachel Gleddie:

Open in Spotify

A cantora deixa um recado para você: “Olá Brasil! Espero que você goste dessa música tanto quanto eu. Se você gosta do que ouve, venha me encontrar no Instagram e diga olá :)”.

LETTING UP DESPITE GREAT FAULTS – Gemini

O single ‘Gemini’ é a primeira faixa divulgada para anunciar o próximo álbum da banda Letting Up Despite Great Faults, previsto para 2022.

A inspiração para o tema dessa música é o conceito do ‘para sempre’, vindo de um encontro entre amizades e/ou relacionamentos que, muitas vezes, nem percebemos o quão raro é encontrar alguém que combine realmente com a gente.

Neste single, a banda promove um ambiente nostálgico e ao mesmo tempo futurístico com a presença dos sintetizadores, que dá ao ouvinte a sensação de que os relacionamentos podem crescer juntos, para sempre.

Open in Spotify

COLE STOCK – Leave Me In A Heartbreak

Cole Stock vem alcançando grande notoriedade na cena pop dos Estados Unidos, desde o seu single de estreia no inicio deste ano. Em ‘Leave Me In A Heartbreak’ o músico te envolve com a batida charmosa e suave de sua guitarra acústica.

Segundo o cantor, esta é uma música sobre confiança, comunidade e amor. “Eu sinto que na vida, todos nós passamos por momentos difíceis e esta música captura o desejo de ser amado ao mesmo tempo demonstrando a necessidade de companhia alheia.”

E apesar do tema sensível, esta faixa desperta uma euforia com cheiro de férias de verão e soa perfeita para um fim de tarde num pique-nique ou mesmo ao entardecer na praia.

Open in Spotify

DUVY BURSTON – Believe (Following Us)

A mensagem de Duvy em seu novo e quarto single é bem clara: acredite! Segundo o cantor, ele quer que sua faixa ‘Believe (Following Us)’ inspire a maior quantidade de pessoas possíveis a acreditar que tudo é possível e ele faz isso ao som de uma música pop comercial, perfeita para te motivar!

O cantor tem apenas 18 anos, mas uma maturidade musical impressionante. O novo single de Duvy é pop comercial, digno das paradas de sucesso das rádios internacionais. Se você curte um pop eletrônico, com certeza ‘Believe (Following Us)’ vai entrar na sua playlist.

Open in Spotify

THE MOOD – The Bus Stop Song

The Mood é uma banda indie com referências do Britpop. O single ‘The Bus Stop Song’ é o terceiro da carreira do quarteto, onde eles cantam de forma romântica e juvenil sobre a vida moderna.

A introdução de ‘The Bus Stop Song’ ao violão já faz o ouvinte ir se familiarizando com a atmosfera intimista provocada pela banda, que após o refrão, já deixa claro a sensação de romance no ar. Ao todo, o The Mood conseguiu homenagear sua terra natal com diversos elementos sonoros da música britânica dos anos 60.

E todo esse arranjo foi criado para contar ao ouvinte a história de amor entre o vocalista e sua namorada, que assim como na música, foi uma montanha-russa de sensações.

Open in Spotify

MARC DELGADO – The Cautionary Tale Of Richard Manuel

Este é o primeiro single do próximo álbum de Marc Delgado, intitulado “Wildwood Road”. O cantor promete levar o ouvinte à uma experiência imersiva no rock, onde com suas canções ele mostra uma narrativa conceitual e psicodélica.

Em ‘The Cautionary Tale Of Richard Manuel’ Marc faz uma homenagem ao falecido grande Richard Manuel e também é uma metáfora para o vício e a situação do drogado. Afinal, o cantor também já realizou tratamento para se recuperar do vício.

Fã de R.E.M, Neil Young, Bob Dylan e Wilco vão se identificar com a personalidade sonora de Marc Delgado.

Open in Spotify

ANDREA – Choose My Way

Andrea é cantora e multi-instrumentista que se tornou conhecida como a principal artista independente da Macedônia. O seu mais novo lançamento “Choose My Way”, tem elementos da música eletrônica e pop, que relatam uma angustia adolescente.

O artista pop diz que o objetivo por trás de “Choose My Way” era canalizar as emoções cruas que alimentam os jovens adultos enquanto eles se chocam com os desejos dos pais e traçam seu próprio caminho em um mundo moderno. A música sinaliza uma sofisticação lírica mais profunda para a nova artista e destaca suas influências de soul e RnB.

A faixa começa de forma densa apesar do estilo pop, alguns destaques do piano e então a voz de Andrea te envolve de forma tão profunda que ao finalizar a música, você vai querer ouvir de novo.

Open in Spotify

FLAMING JUNE – Paralyse Me Where I Stand

O single ‘Paralyse Me Where I Stand’ é um folk pop misterioso e cheio de energia. A faixa de Flaming June é tão frenética que te dá vontade de correr sem rumo em busca de algo, ou de fugir de alguma situação, sabe? Essa sensação foi friamente calculada pela artista, após vários experimentos sonoros durante a produção do disco.

O single faz parte do novo álbum “Hope in a Jar”, que foi gravado durante a pandemia e está prestes a ser lançado.

Open in Spotify

SIMON – Secrets

Simon é um cantor e compositor apaixonado por música desde criança, mas sem o apoio dos seus pais. Então quando ele fez 18 anos começou a dar os primeiros passos em sua carreira, escrevendo para outros artistas.

Influenciado por Michael Jackson, Enrique Iglesias e Justin Timbarlake, Simon lançou o single ‘Secrets’. Uma faixa pop, extremamente dançante. Como ele mesmo descreveu sua música “perfeita para uma noite na praia”.

Open in Spotify

CHRIS TOO FAR – Addicted

Chris Too Far é um jovem cantor e compositor que deu seus primeiros passos na musica, ainda criança, quando participou de um musical com sua irmã. Agora, ele acaba de lançar o single ‘Addicted’ que é realmente capaz de te viciar tanto no beat, quanto em sua voz.

A voz de Chris é melódica. Em certa parte da música ele recita um rap e logo em seguida, surge um coral ao fundo. Então, ele retorna ao ritmo contagiante pop que ele criou desde o começo.

‘Addicted’ compara a sensação de se apaixonar por alguém na mesma linha de alguém que se torna viciado em uma droga. Chris usa metáforas que podem ser aplicadas a ambos os cenários. Quando você se apaixona por alguém, provavelmente também se torna viciado nessa pessoa, o que nem sempre é saudável como a música sugere.

Open in Spotify

ADOSA GRAY – Fire

Adosa é uma artista anônima. Ela se expressa sua arte por meio de desenhos animados! Mas é possível notar a verdade dos sentimentos que ela expressa em sua voz. No seu novo single ‘Fire’, ela canta sobre uma história de separação e vulnerabilidade.

Esta é uma música extremamente emocional e profunda.  “O medo de relacionar após uma forte dor, vem da cura e essa música é sobre a justaposição da necessidade de estar perto de alguém romanticamente, mas não sendo capaz de se abrir totalmente por causa de experiências anteriores.” – declarou a cantora.

Open in Spotify

JASON JUSTLY – Happily Ever After

Jason lançou em agosto o primeiro single de sua carreira. ‘Happily Ever After’ é uma música muito importante para o cantor e compositor, devido ao fato de ser uma autobiografia. Nesta música pop, ele relata sua história enquanto se sentia perdido na vida.

“Eu tinha pensamentos muito escuros para ver a luz do dia. Mas então eu conheci meu parceiro que tem me apoiado muito e que realmente “iluminou meus céus”. A música tem o objetivo de capacitar qualquer pessoa que esteja se sentindo sozinha ou deixada de lado. Nunca desista, sua alma gêmea está ao virar da esquina!” – declarou Jason.

Open in Spotify

HECKYL – Bubblegum

‘Bubblegum’ é o quinto single do compositor, produtor e artista britânico Luke Potter (também conhecido como Heckyl) durante 2021. A cativante canção de orelha-de-orelha está envolvida em um moderno sintetizador, percussão e arranjo de harmonia – é compacta e tem melodia entregue em um vocal íntimo do artista. É sobre amor e como pode ser difícil encontrá-lo – é identificável.

No refrão, Heckyl canta “não diga que me ama, quando você está procurando por outa companhia. Esse jogo de solidão parece acontecer frequentemente”. Com isso, você com certeza vai sentir a emoção que envolve cada frase cantada, e despertar a sensação de borboletas no seu estômago de uma forma não tão romântica, enquanto ouve esse lançamento.

Open in Spotify

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA. 

Quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator.