Brasil, o país do sertanejo universitário é o único que comemora o Dia Mundial do Rock.

Vem conhecer um pouco sobre a história desse dia que, nós rockeiros, amamos celebrar no dia 13 de Julho.

Você deve estar se perguntando, “mas como assim? Se é o dia MUNDIAL do rock”. Para quem não conhece a história por trás dessa data comemorativa, deve achar que escrevi errado. Mas não, o Brasil é o único país no mundo todo que comemorara o bom e velho que nunca morre, Rock ‘n Roll, no dia 13 de julho desde os anos 90.

Festival Live Aid – Onde tudo começou

Naquela época, mais precisamente dia 13 de Julho de 1985, aconteceu um festival gigantesco conhecido como Live Aid, que tinha o objetivo de levantar fundos para ajudar no combate à fome em países da África.  O evento ocorreu simultaneamente nos Estados Unidos e Reino Unido, além de ser transmitido pela TV pelo mundo inteiro!

O line-up do Live Aid estava perfeito, ah que vontade de ter vivido esse dia! Queen, Madonna, David Bowie, U2, Bob Dylan, Black Sabbath, Led Zeppelin, entre tantos outros se dividiram entre os continentes europeu e americano, o único que foi quase uni presente foi o baterista e vocalista da banda Genesis na época, o ilustre Phil Collins. Ele fez sets solos nos dois países e teve então, a ideia de comemorar nesta data, o dia do rock.

A sugestão caiu no esquecimento, mas não do público brasileiro.

Mas, quando surgiu o Rock ‘n Roll?

Diferente do que consideramos rock hoje em dia, esse gênero musical era característico de músicas consideradas dançantes. O rock, nasceu em meados de 1940, da mistura do country, R&B, country, folk, blues até gospel.

Sim, gospel! Sister Rosseta Tharpe, era cantora, compositora e guitarrista gospel. Esta mulher foi a pioneira no estilo dançante que gerou o nosso querido rock n’ roll. Elvis se inspirou nela. Ele foi apenas o responsável por levar o rock ao conhecimento da população branca.

A primeira música considerada oficialmente rock a chegar no topo das paradas da Billboard foi Blues Suede Shoes, de Carl Perkins, em 1956. Confira:

O rock foi BANIDO!

Até que essa informação não é tão surpresa, vamos combinar?

O rock ‘n roll foi proibido em Boston e em cinco outras cidades do Nordeste em 1958, depois que um suposto motim estourou após a apresentação de Chuck Berry no programa Big Beat apresentado por Alan Freed.

Nessa época o rock já era mais pesado, o que elevava os ânimos do público. Então, o júri decidiu que o rock inspirava os “surtos juvenis”.

Atualmente, segundo o site National Day Archives, nos Estados Unidos o Dia Nacional do Rock n’ Roll é comemorado dia 7 de julho e foi criado em 2020 por Christina Alexander. Inclusive, este ano aconteceu o primeiro festival anual para celebrar a data!

Já no Brasil, ainda na década de 50, o rock estava se tornando popular após a gravação da versão em português da canção “Rock Around the Clock”, na voz de Nora Ney. Em seguida, Cauby Peixoto gravou “Rock and Roll em Copacabana”.

1990

Em 1990, a 89FM minha amada Radio Rock e a 97FM (atual Energia FM, pasmem), resolveram relembrar e tornar o desejo de Phil Collins real. Estava então, decidido no Brasil, que dia 13 de julho, seria o Dia Mundial do Rock.

Kid Vinil uma vez publicou uma matéria dizendo que estas rádios se tornaram traidoras do movimento, já que nos anos seguintes, começaram a divulgar outros gêneros musicais em sua programação.

Resumindo, foi assim que o Brasil se tornou o único no mundo, a comemorar o Dia Mundial do Rock no dia 13 de julho. No mundinho tropical.

O rock brasileiro nos dias de hoje.

Dando um belo e longo salto nessa história, para comemorar o dia de hoje, eu quero te apresentar algumas bandas de rock nacional que merecem sua atenção, apesar de ainda não serem totalmente conhecidas no cenário musical.

Deixo essas sugestões para aqueles que dizem que o rock morreu. E você? Tem alguma sugestão?