Paul McCartney encerra passagem pelo Brasil no Maracanã

Paul McCartney no Maracanã | Foto: Marcos Hermes

Paul McCartney no Maracanã | Foto: Marcos Hermes

Com ingressos esgotados, 66 mil pessoas presenciaram o ex-Beatle em uma noite histórica

Paul McCartney retornou ao Rio de Janeiro no último sábado (16) para fazer uma noite histórica no Estádio do Maracanã, com a Got Back Tour. O músico de 81 anos reuniu uma geração de fãs apaixonados em uma noite quente, tanto no palco como na plateia.

Após 9 anos de espera para que o artista desembarcasse novamente em solo carioca, Paul trouxe uma noite repleta de grandes clássicos. Apresentando canções de suas bandas, The Quarrymen, Wings, e o lendário The Beatles, o cantor também incluiu hits de sua carreira solo.

Pontualidade britânica

Retornando ao Estádio do Maracanã após 33 anos de seu primeiro show no país, que ocorreu no mesmo local, Paul mostrou a pontualidade típica dos britânicos. Às 21h, o músico subiu ao palco acompanhado de sua banda, apresentando o clássico “Can’t Buy Me Love” (The Beatles).

Na sequência, o artista partiu para Wings apresentando “Junior’s Farm”. “Olá, Rio. Qualé Cariocas?” marcava sua primeira interação com o público que foi a loucura, seguindo de imediato para “Letting Go”. A canção contou com o trio de metais Hot City Horns, que estava no meio da plateia.

“Está noite vou tentar falar um pouco de português”, interagiu o cantor com os presentes, antes de tocar “She’s Woman”. Bastante comunicativo, a primeira canção solo da noite foi “Come On to Me”, onde o vocalista comentou: “Esta é uma música nova… um pouquinho nova, um pouquinho”.

A primeira vez que o músico foi ao piano foi em “Let ‘Em In”, porém, o destaque se voltou completamente para a agitada “Nineteen Hundred and Eighty-Five”.

Contudo, logo em seguida, o cantor comentou: “Eu escrevi esta canção para minha amada esposa Nancy”, antes de tocar a balada “My Valentine”. Durante a execução da música, o telão exibia o clipe com participação dos atores Natalie Portman e Johnny Depp.

 

Roubando a cena

Paul McCartney convidou todos os presentes para dançar, seu baterista, Abe Laboriel Jr, roubou a cena, sendo aclamado pelo público. O músico fez uma mistura de danças como a de The Backpack Kid, “Macarena” e alguns estilos marcantes dos anos 80.

Em “Blackbird”, Paul é erguido em uma plataforma enquanto executa a canção. A plateia, em um coro de vozes suaves, acompanhou o astro britânico.

Mantendo as dedicatórias em dia, a emocionante “Here Today” foi para John Lennon e “Something” para George Harrison. Ambas as canções contaram com um coro doce e choroso por parte da plateia.

“Aha Uhu, o Maraca é nosso”

Um baile de luzes coloridas se formou no meio do público, “Ob-la Di, Ob-La-Da” era tocada com balões sendo iluminados com as lanternas dos celulares. Ao final da canção, Paul começou a entoar “Aha Uhu, o Maraca é nosso”.

A intensa letra de “Let It Be” foi cantada pelo público, que sem pensar duas vezes, ergueu lanternas dos celulares e isqueiros. Por outro lado, a canção tema do filme 007, “Live And Let Die”, aumentou o calor do local com pirotecnia e show de luzes.

“Hey Jude” foi o ponto alto da noite, onde em uma única voz a plateia se unia e levantava placas escritas “NA NA”, sendo regidos por Paul McCartney.

Público com as plaquinhas durante "Hey Jude" | Foto: Marcos Hermes
Público com as plaquinhas durante “Hey Jude” | Foto: Marcos Hermes

 

The End

Com aproximadamente duas horas e meia de show, as 66 mil pessoas presentes se despediram do astro britânico. O bis se destacou pelas canções “Sgt Pepper’s Loney Hearts Club Band ‘Reprise’” e “Helter Skelter”.

Diferente do que se era especulado durante toda a semana na mídia, de que o cantor iria se aposentar, Paul, ao se despedir da plateia carioca soltou: “Até a próxima, fui”, sumindo em meio a uma chuva de papel picado e fumaça.

Por fim, Paul McCartney é um artista que reúne família e amigos, onde avós levam netos, filhos, levam os próprios pais e por aí vai. Apesar de sua idade avançada, ex-Beatle entrega um espetáculo surreal, com mais de duas horas e meia de shows. Confira a setlist abaixo.

A Got Back Tour foi uma realização conjunta entre as produtoras Bônus Track e 30E, que se preocuparam com todos os detalhes para que o público tivesse a melhor experiência.


Paul McCartney, 16 de dezembro de 2023, Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro

01 – Can’t Buy Me Love
02 – Junior’s Farm
03 – Letting Go
04 – She’s a Woman
05 – Got to Get You Into My Life
06 – Come On to Me
07 – Let Me Roll It
08 – Getting Better
09 – Let ‘Em In
10 – Nineteen Hundred and Eighty-Five
11 – Maybe I’m Amazed
12 – My Valentine
13 – I’ve Just Seen a Face
14 – In Spite of All the Danger
15 – Love Me Do
16 – Dance Tonight
17 – Blackbird
18 – Here Today
19 – New
20 – Lady Madonna
21 – Jet
22 – Being for the Benefit of Mr. Kite!
23 – Something
24 – Ob-La-Di, Ob-La-Da
25 – Band on the Run
26 – Get Back
27 – Let It Be
28 – Live and Let Die
29 – Hey Jude

Bis:

30 – I’ve Got a Feeling
31 – Birthday
32 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
33 – Helter Skelter
34 – Golden Slumbers
35 – Carry That Weight
36 – The End