Jacob Banks estreia no palco do Cine Jóia apresentando o álbum “Lies About the War”.

O cantor é uma das vozes mais apreciadas no soul music dos últimos tempos.

Nesta sexta-feira (23), o cantor e compositor nigeriano, Jacob Banks, fez seu primeiro show em solo brasileiro no palco do Cine Jóia, em São Paulo. A estreia no Brasil teve como objetivo a apresentação do seu último álbum, “Lies About The War”, lançado dia 26 de agosto de 2022 em todas as plataformas digitais. E para dar início à esta noite tão especial, ele aproveitou a oportunidade para convidar a cantora Bebé Salvego para o show de abertura.

Banks declarou em sua conta de Instagram pessoal no momento do lançamento do álbum que estava vivendo uma quantidade eufórica de paz e que tudo estava caminhando bem demais. Então, ele estava tentando se convencer de que realmente merecia tudo isso. “Este álbum é um exagero da minha jornada aqui” – ele explica. E falando sobre sua jornada na música, inclusive, ele já recebeu o título de melhor álbum na categoria R&B com o álbum “Village”, em 2018. Ou seja, toda essa onda de bons sentimentos são resultado do trabalho maravilhoso que ele vem desenvolvendo, ao mostrar para o mundo todo o seu talento.

O novo álbum intitulado “Lies About The War” traz a narrativa sobre como quando os soldados voltam da guerra. “Eles contam histórias elaboradas do que ocorreu, mas esse conto de eventos só vem da perspectiva deles”, explicou Banks em um comunicado sobre o título do seu trabalho. E continua, “Isso quer dizer que os vitoriosos aparentemente ditam como a história é contada porque foram eles que saíram. Significa que precisamos acreditar que somos os heróis de nossa própria história.”

Diante disso, fiquei imaginando o que se passava na cabeça de Jacob enquanto ele aguardava para subir ao palco do Cine Jóia e principalmente, ao ser recebido de forma tão calorosa pelo público em São Paulo. É como se todo o processo de composição e criação do álbum fosse uma guerra, e agora, este show foi o momento onde ele recebeu sua condecoração musical por parte dos fãs.

Próximo das 22h o público já ocupava praticamente toda a pista do Cine Jóia e aguardávamos a entrada que chegou triunfal e ao mesmo tempo tímida, de Jacob Banks. No palco, o cantor contou com a presença do seu guitarrista que também fez algumas apresentações no teclado e o baterista. O trio funcionava de forma tão harmônica que tudo ali contribuiu para um espetáculo emocionante. Banks a partir do momento que começou a cantar, foi capaz de deixar os fãs enlouquecidos e, aqueles como eu que não conhecia tanto o trabalho dele para cantar junto,  impressionados. A potência vocal, a presença de palco e principalmente a emoção presente no som da sua voz, transcendem o limite do que chamamos de talento. Jacob Banks é sobrenatural e nesta noite eu posso afirmar que ouvi um anjo cantando.

Sutilmente o cantor e compositor declarou que estava muito feliz em estar no Brasil e conhecer seus fãs. Enquanto ele era aplaudido e ovacionado, ele observava o público com olhos incrédulos e agradeceu fazendo gestos com a mão como se não precisasse, mas muito agradecido. Ele explicou que essa turnê é para divulgar seu último álbum e durante a apresentação, cantou diversos hits da sua carreira até aqui, incluindo a música tema na série Lúcifer, entre o diabo e a detetive Chloe – “Found”. O ápice de noite foi quando ele cantou “Aim for my Head”, faixa presente no novo trabalho. Nesse momento, Jacob conseguiu deixar todo mundo arrepiado e incrédulo com o poder da sua voz. Em outros momentos, com seus hits mais dançantes ele interagia com o público e fazia pequenas dancinhas cheio de estilo.

No final do show, todo mundo pediu que Jacob voltasse gritando em uníssono “Mais um! Mais um!” Mas sem sucesso. Em seguida o dj da casa começou a tocar e então todo mundo se dirigiu à porta de saída. Tivemos o prazer de ouvir ao vivo alguém tão talentoso e em um show intimista. Quando Jacob Banks realmente estourar na cena musical mundial e lotar estádios, vamos poder dizer “eu já vi ele cantando no Cine Jóia de pertinho e foi espetacular”. 

Bebé Salvego

Bebé Salvego foi a responsável por abrir o show de Banks. Ela é uma jovem de apenas 18 anos e dona de uma voz tão emocionante e peculiar, que logo no começo de sua carreira chamou a atenção de Jô Soares (assista a entrevista aqui) e também já foi considerada uma das 10 vozes capazes de fazer a diferença no cenário da Música Brasileira pela CNN.  Em 2021, ela lançou seu primeiro álbum homônimo “Bebé” com 10 faixas e recentemente, divulgou o single “Água Salgada”.

Em seu show ela conta com a participação de Sérgio Machado, seu produtor e também dj que administrou muito bem os sintetizadores e efeitos sonoros que acompanham a voz de Bebé. Em vários momentos era possível sentir o grave da música batendo no nosso peito fisicamente. Em outros, a suavidade e sensualidade da voz da jovem cantora envolvia o público que movimentava o corpo de forma suave acompanhando o ritmo das canções. Mas além disso, Bebé recitou um rap com letras poderosas e também alguns desabafos.

Se você quiser conferir a apresentação ao vivo de Bebé, a cantora está entre os nomes citados para a primeira edição do festival Primavera Sound no Primavera na Cidade (local ainda a ser definido), que acontece entre os dias 31 de outubro até 04 de novembro de 2022. Para esses shows extras do festival em São Paulo ainda não foram divulgados as informações sobre os ingressos. Fique atento!