Francisco, el Hombre transporta o público para um show da banda por meio do novo disco 10 AÑOS

Imagem: Fabien Espinasse

Em 2013 a banda Francisco, el Hombre partiu do interior de São Paulo para embarcar em uma jornada de shows por diversos países da América do Sul. Eles percorreram praças passando o chapéu para custear a próxima etapa da viagem. Originária de encontros multiculturais entre Brasil e México, a banda é composta atualmente por Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff, que tornam sua carreira uma celebração contínua da música latina. Agora, o quinteto lança um novo capítulo em sua trajetória, reunindo as músicas mais marcantes de um show da Francisco, el Hombre no álbum 10 AÑOS. O disco chegou às plataformas de áudio em 30 de junho e apresenta 16 faixas, com novos acordes cheios de latinidades e composições que refletem todas as transformações vivenciadas pelo grupo na última década.

Sebastianismos resume o novo trabalho como “a captura de nosso amadurecimento sonoro”. 10 AÑOS é a síntese das diferentes fases pelas quais a Francisco, el Hombre passou ao longo dos anos, evidente logo na primeira faixa, que simula mudanças de estações de rádio e mescla acordes marcantes de sua trajetória. Mateo relembra que a banda conseguiu sobreviver mantendo sua identidade e crenças, sempre expressando sua mensagem e lutando pelo que acreditam: “Essa seleção de faixas não foi tarefa fácil, mas a pergunta central que guiou o processo foi: quais músicas não podem faltar na nossa festa de aniversário?”.

Dessa forma, composições dos primeiros trabalhos, como “La Pachanga!” do EP de estreia La Pachanga! (2014) e “Soltasbruxa”, “Tá com Dólar, Tá com Deus” e “Sincero” do álbum Soltasbruxa (2016) foram escolhidas para fazer parte do novo álbum. Os álbuns RASGACEBEZA (2019) e CASA FRANCISCO (2021) também foram contemplados nesse resgate, com faixas mais combativas, como “Chama Adrenalina” do primeiro e as esperançosas e divertidas “Nada Conterá a Primavera”, “Arrasta” e “Loucura” do segundo.

Algumas músicas, como “Matilha”, foram estendidas além de suas versões originais para transportar o ouvinte ainda mais para a atmosfera enérgica dos shows da Francisco, el Hombre, incluindo as interações da banda com o público ao vivo. Sebastianismos destaca que ao longo de uma década de turnês e experiências, as músicas soam muito diferentes das originais, e era essencial preservar esse registro.

Antes do lançamento do álbum 10 AÑOS, foram lançados os singles “CHÃO TETO PAREDE”, “Como Una Flor”, “O Tempo É Sua Morada”, “Batida do Amor” e “Triste, Louca ou Má”. A turnê, que recebe o mesmo nome do álbum, continua e teve apresentações em Londrina, Paraná, em 10 de junho, e em Alto Paraíso de Goiás, Goiás, em 10 de julho.

Open in Spotify