Entrevista Nokaos: “A ideia sempre foi divertir se divertindo.”

nokaos

Conheça a banda de skapunk que está na estrada há 20 anos.

Dia 28 de novembro de 2020, a Nokaos participou da live beneficente transmitida pelo canal do selo Crossover no youtube e apoio Diário de Shows.

A série de apresentações do Crossover Sessions reuniu diversos artistas como Lívia Mendes, Casqueteria, Yellow Suspects, Desert Dance, entre outros, em prol de arrecadar doações para algumas instituições carentes e também ajudar os próprios artistas durante o período da pandemia do covid19.

Depois de uma longa pausa, finalmente os 8 integrantes da Nokaos se reuniram (respeitando as medidas de segurança) para se divertir fazendo um som juntos e matar a saudade online dos fãs.

Mas, se assim como eu você não conhecia a banda, deve estar se perguntando: quem são? como surgiu? o que eles curtem?

Então, vem e aproveita que esse Diário você pode ler!

Fui pesquisar um pouco sobre a Nokaos e descobri que nem sempre a banda contava com tantas pessoas e instrumentos, e nem começou direto com o ska.

“A banda teve início em 2001 com trio fazendo versões de rock em hardcore e algumas canções autorais, com o amadurecimento das músicas voltadas mais para o estilo skapunk, sentimos a necessidade de uma outra guitarra e consequentemente os metais,  daí por diante viramos esta banda numerosa com 8 integrantes.”

nokaos

Sei que já virou clichê perguntar quais são as influências musicais de uma banda, mas ainda é interessante saber o que eles ouvem para então, criar a própria sonoridade, né?

Claro que eu não ia deixar a Nokaos escapar dessa pergunta hahaha. Eles me contaram que têm influências de Hardcore, Punk, Reggae. “Ska temos bandas de referência, Goldfinger, NOFX, Paralamas, Less than jake, Sublime, Mighty Migthy Bosstones, ente outras.”

O que vocês acham que ainda falta para o Ska se tornar mais reconhecido na cena nacional?

“O que falta pro Ska nacional tomar o lugar onde deveria estar, eu acho que está na cultura do brasileiro, não só no ska mas no rock também, onde as bandas eram contestadores e criticavam tudo que estava errado e com o tempo essas mesmas bandas partiram para um lado mais pop, fazendo com que as músicas não representam mais os jovens. Mas hoje o mercado da música independente, vem crescendo brilhantemente com muitas bandas contestadoras, e as velhas (como nós) tomando a consciência e partindo pra essa linha também, até por que não dá pra ser tão good vibe com o momento que estamos passando, não que não seremos mais. Mas virão mais músicas como Talkey.”

Apesar de já acumularem 20 anos de estrada, a Nokaos concilia outras atividades no dia a dia. “Não vivemos de música, e sempre pensamos e nos divertir, seja contestando ou dizendo casos que vivenciarmos. Isso é maneiro, pois não perdemos a paixão de fazer um som.”

Por enquanto, a banda está trabalhando em singles e novos clipes para poder desenvolver melhor as músicas.

A Nokaos tem um marco histórico muito legal. Em 2014 eles venceram o Projeto Bandas Novas com a música Existem Coisas!

“O projeto bandas novas foi muito, mas muito maneiro, pois alavancarmos uma série de festivais e levamos todos hehehehehehe foi muito massa, pois entramos com nossa filosofia de vida: divertir e nos divertir. E, consequentemente, as portas se abriram para muitos lugares até mesmo rádio.”

Qual foi o show mais marcante que a Nokaos já fez para deixar registrado no Diário de Shows da banda?

“Shows marcantes? Seloko, já tive o privilégio de tocar com grandes referências, Less than jake, Mad Caddies, Paralamas, Dead Fish, Slackers, Hateen, CPM22, Dance of Days e várias outras bandas. Mas, poder trocar ideia com o Roger Manganelli do Less Than Jake em português foi surreal, entregamos uma camiseta da banda pra ele, e ele nos representou tocando com ela em um show da turnê…isso foi fantástico!”

Siga a Nokaos nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube.