#DIÁRIODESHOWSINDICA: as primeiras 10 músicas selecionadas de fevereiro – MUSOSOUP

Saiu a primeira lista do mês com os melhores lançamentos que encontrei no MUSOSOUP. Confira!

English speaker? Read the article in english here.

JELIA – Each Time You Fall

Jelia me surpreendeu nessa música. Como ela começa com uma voz suave acompanhando o piano, a gente acaba imaginando que durante toda a composição, o single vai ter essa característica mais intimista. E é então, que alguns elementos eletrônicos surgem e o beat nos envolve de forma extremamente contagiante. Até parece mágica essa mistura que ela conseguiu criar em “Each Time You Fall”, oscilando entre o melancólico e o dançante.

A estreia da cantora polonesa no mercado musical tem tudo para ser um sucesso. A voz impecável, o arranjo bem desenvolvido e uma poesia encantadora. É praticamente impossível não admirar todo o talento de Jelia, exibido de forma tão verdadeira neste trabalho em parceria com o produtor Micah Volter.

O lançamento “Each Time You Fall” é uma reflexão imersiva sobre um amor recente da cantora. Ela articula sombriamente a sobrecarga de emoções que uma pessoa pode ter naquele momento, mas também contrasta isso, dizendo como é mais fácil começar um novo relacionamento do que enfrentar o medo e não ter medo de amar novamente. Você concorda? Ouça o single e me conta a sua opinião depois.

Open in Spotify

ANOTHER BLACK DAY – Open Up the Sky

Another Black Day está de volta! Eu particularmente nunca tinha ouvido falar deles até encontrar o novo single “Open Up The Sky” no MUSOSOUP. Mas quando fui pesquisar sobre a banda, descobri que eles já haviam feito seu nome na cena do metal/alternativo nos Estados Unidos, e então, encerraram as atividades até o presente momento, onde acabam de lançar esta faixa e estão com nova formação.

Talvez, se você é um ouvinte árduo e conhecedor de muitas bandas deste musical, já deve ter ouvido alguma das músicas deles. Caso contrário, eu te apresento agora o último lançamento do Another Black Day, composto pelo vocalista/guitarrista Matt Wilkof e pelo baixista Sean Hannon.

“Open Up The Sky” é moderna, mas remete a uma era mais simples do hard rock. Rico em harmonias, letras pensativas e grooves poderosos e sua letra é baseada em uma reflexão pessoal de relacionamentos fracassados.

Não sei o motivo pelo qual a banda decidiu retomar sua carreira, mas definitivamente, eles não estão medindo esforços para reconquistar seus fãs e atrair novos para se viciarem nesse som tão poderoso. Confira!

Open in Spotify

100 WATT SHINE – The Devil You Don’t Know

100 Watt Shine é uma banda formada em torno de um amor pelo blues e rock baseado no country com uma vantagem. O single “The Devil You Don’t Know” apresenta uma participação especial na guitarra de Peter Stroud de Sheryl Crow. E segundo os integrantes, o tema da canção é o ouvinte que decide após ouvir esta música. Achei bem misterioso, tanto quanto os primeiros acordes que me seduziram quando apertei o play.

Chame o que quiser que seja o “Devil” desta composição, mas uma coisa é clara, eles sabem agir como tal para encantar quem estiver ouvindo a banda tocar. A receita é certeira: ótimas guitarras, vocais poderosos e uma melodia que te envolve do começo ao fim.

Influenciados por lendas como Deep Purple, Led Zeppelin, Aerosmith, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, 100 Watt Shine definitivamente vai entrar para sua playlist a partir de agora. Ou você é extremamente resistente à tentação?

Open in Spotify

NEO 10Y – Vapid Prophecy                 

Agora eu vou te mostrar um estilo musical diferente do que eu sempre apresento no #DIÁRIODESHOWSINDICA. O artista NEO 10Y tem se tornando referência no cenário eletrônico pop da Inglaterra e Estados Unidos com suas composições psicodélicas que carregam mensagens revolucionárias e utópicas (talvez). Seu objetivo é fazer o público expandir sua consciência por meio da música. E eu amei o conceito.

O single “Vapid Prophecy” é a trilha sonora de uma revolução espiritual – uma viagem repleta de ação, celestial, de fusão de gêneros e multidimensional com lirismo cósmico introspectivo. Seu som combina grunge cinematográfico com produção industrial rnb e instrumentação através das lentes de filosofias de amor e curiosidade.

Com esta faixa, NEO 10Y consegue te conduzir para outro nível dimensional. Eu me deixei levar, e você vai encarar essa viagem?

Open in Spotify

ENID – And I

ENID é uma das mais recentes bandas do cenário do rock alternativo da Bélgica. Há 7 meses atrás, a cantora Nawal e o baterista Pask uniram seus talentos e começaram a compor. Ela é praticamente um rio abundante de melodias enquanto ele aprimora a obra de arte com seu conhecimento em arranjos e estruturas musicais. Agora com a banda completa, totalizando 5 integrantes, ENID lança o segundo single intitulado “And I”.

Neste lançamento, a banda conta a história de um anjo que caiu do céu e encontra a si mesmo numa vida terrena dolorosa, semeada de armadilhas, momentos de dúvida e medo. No entanto, a faixa também pretende ser uma mensagem de esperança: ajuda mútua, solidariedade, empatia, tornam possível curar todas as feridas e à plenitude graças à qual tudo se torna possível.

ENID é uma banda cheia de personalidade, execução impecável e Nawal tem uma voz única com um toque estridente que vai marcar a sua experiência sonora ao ouvir “And I”. Eles estão empenhados em fazer músicas que gerem sensações de prazer aos ouvintes, então eu te aconselho a continuar acompanhando o trabalho deles. O primeiro EP está previsto para a primavera deste ano. Não perca!

Open in Spotify

ALEXIANE – You Say You Love Me

Alexiane lançou seu EP de estreia “Into the Sun” em outubro de 2021 e o single de divulgação é a encantadora ‘You Say You Love Me’. Confesso que o que me cativou em primeiro instante foi a beleza da voz de Alexiane e em seguida, as influências musicais que ela carrega na composição. Filha de mãe canadense e pai senegalês, ela mesma descreve seu estilo musical como “pop cinematográfico escuro com tons africanos”.

Até eu começar a escrever esta resenha eu ouvi o álbum inteiro, de tão envolvida que fiquei no talento dessa jovem. Inclusive, tem algumas músicas no qual ela canta em francês também! Não é à toa que em tão pouco tempo de carreira, ela já conquistou muitos ouvintes no Canadá e na Europa, além de ter uma das suas músicas, “A Million on My Soul”, produzido por Stargate que foi destaque no filme de sucesso de Luc Besson “Valerian and the City of a Thousand Planets” (estrelado por Rihanna, Clive Owen, Cara Delevingne).

Para aqueles que curtem artistas como Lana del Rey, Halsey, Zara Larsson, Alexiane entra para o hall das cantoras pop do seu dia-a-dia!

Open in Spotify

THOMAS GEELENS – Stop Making It Hurt

Ainda na vibe pop, o single ‘Stop Making It Hurt’ foi baseado no último relacionamento do cantor Thomas Geelens. Quem nunca passou pela situação de estar prestes a terminar um namoro, mas escolhe tentar mais um pouco porque a ideia de separação parece uma dor insuportável? Mas depois se arrepende? Afinal, ninguém morre de amor é o que dizem.

Thomas Geelens confessa que ele mesmo pediu para a namorada dar mais uma chance a ele, o que infelizmente não funcionou e como todo bom artista, ele usou a dor para fazer arte. “A música foi escrita no final do meu relacionamento de 5 anos, você sabe como é, as coisas não funcionam mais e é meio sua culpa. Sou eu implorando para minha então namorada me dar mais uma chance e eu vou parar de fazer doer, spoiler: não deu certo.” – ele declara.

O single ‘Stop Making It Hurt’ é uma música pop de ritmo médio super vibrante que é fácil de ouvir, Thomas abre com um vocal de fundo atmosférico, e define o tom imediatamente. Quando o refrão bate e a batida cai, a música não sai dos seus ouvidos por um tempo! É o tipo de música que quando menos espera, está cantando o refrão por aí. Vale a pena apreciar esse lançamento!

Open in Spotify

AI – Parallel Lines                    

AI é uma dupla de synth-pop formada em Austin, Tx onde Liz e Bobby se inspiram em bandas como Depeche Mode, David Byrne e Nine Inch Nails para falar sobre as expectativas criadas pelos nossos pais versus o nosso próprio crescimento. Este é o tema principal do single recém-lançado ‘Parallel Lines’.

“Cada música é uma homenagem às emoções do ser humano e a onipresente influência das máquinas em nossa realidade.” – declarou a dupla.

Se provavelmente você já sentiu como se tivesse traçando caminhos diferentes para sua vida, do que seus pais gostariam, os sons do AI podem parecer familiar para os seus sentimentos.

Open in Spotify

JULIENCE – Alcohol

Julience é cantor, compositor, multi-instrumentista e barman nas horas vagas. Acredito que a inspiração para o single ‘Alcohol’ carrega a melodia que ele ouve durante seu trabalho no bar. Aquela harmonia caótica dos pubs, como uma falação alta e estridente, sabe? Foi essa a sensação que tive quando escutei seu novo trabalho. Diferente do que a maioria das músicas que trago aqui, com melodias suaves ou até os rocks mais pesados, ‘Alcohol’ me chamou a atenção por ser exótica e por isso eu peço que dê um pouco de atenção para a composição de Julience.

Ele adora escrever e tocar músicas que combinam grandes elementos de pop e rock com guitarra. Podemos dizer que o seu estilo une a irreverência de Liam Gallagher, com o comportamento extrovertido de Mick Jagger e as guitarras dos Beatles. Por isso Julience afirma “Não beba álcool, ouça ele!”.

Não conseguiu imaginar como esta música soa? Aperte o play então!

Open in Spotify

FILLIANAIRE – Miss Bonaparte

Esta música é alegre, irreverente e você precisa conhecer! Fillianaire está iniciando sua carreira solo depois de alguns anos compondo para artistas como Selena Gomez e Demi Lovato. Bem que ao ouvir ‘Miss Bonaparte’ eu logo pensei, “poderia ser trilha sonora de filme da Disney”, confesso.

O cantor e compositor é claro e direto sobre a história de ‘Miss Bonaparte’. Sim, é a versão feminina de Napoleão, mas nesse enredo, ela conquista homens ao invés de terras. O refrão deste single de estreia é cativante e você vai sair dançando por aí, ou sentado mesmo, enquanto ouve uma música divertida para trabalhar. Não deixa de ser opção!

Tá precisando de uma música para se animar e deixar seu dia mais colorido? Conheça o som de Fillianaire. É uma sensação de diversão garantida!

Open in Spotify

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA. 

Quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator.