#DIÁRIODESHOWSINDICA: os 7 melhores lançamentos independentes do MUSOSOUP em maio parte II

Vem conhecer o que inspirou cada artista a criar essas músicas que me encantaram esse mês e tenho certeza que também vai conquistar um lugar na sua playlist!

YARDLANDER – Grow/Change

Yardlander é uma banda formado por 4 integrantes e baseada em Londres. Mas não pense que o som deles é mais um Britpop, porque você vai estar engando. Muito pelo contrário, eles tem bastante referências do som dos anos 90, o alternativo e indie também. Segundo a banda, esta é uma faixa que vai capturar fãs de Foals, Foo Fighters e Radiohead. Mas eu te conto que a introdução é tão misteriosa, que você fica curioso para descobrir como essa música vai se desenvolver e quando chegar no final, você não vai ter se arrependido de separar alguns minutos do seu dia para conhecer o trabalho deles.

Como o nome da faixa diz, “Grow/Change” é sobre transformação. Então você pode sentir na voz do vocalista e no arranjo criado por eles, uma boa dose de nostalgia, esperança e até melancolia. “Grow/Change é sobre o processo de recomeçar do fundo do poço e entender o que precisa ser deixado para trás para seguir em frente – “Eu vou crescer e vou mudar, mas não neste lugar”. – Esta faixa narra o processo de se reerguer após um relacionamento fracassado. Mas com Koronka (vocalista) em seu ponto mais baixo vem a percepção de que as coisas podem melhorar se ele pode deixar de ser definido por seu passado. No final, eles cantam à capela e é de arrepiar.

“Este lançamento é um grito para se transformar em uma nova versão de si mesmo – você pode ser outra coisa”, eles concluem. Ouça agoraGrow/Change” do grupo Yardlander:

ETTIE – Until I Met U

Assim como a banda anterior, ETTIE também mora em Londres. Porém, o seu público e personalidade sonora é diferente. Ela é uma das vozes mais promissoras do cenário queer-pop, e carrega influências de artistas como Hayley Williams, Avril Lavigne e Pale Waves, até as boybands dos anos 2000. A cantora define seu som como honesto, independente e excitante. Afinal, ela é conhecedora da angústia dos millennials, e tem talento para brincar com as palavras para criar um tipo único de narrativa.

Quando perguntei se ela tinha alguma mensagem especial para o público brasileiro, ela respondeu: “Until I Met U” é uma música para os portadores de problemas de confiança, os fracassos rápidos do amor, os Novos Românticos. É para aqueles que nunca pensaram que poderiam viver e amar autenticamente. Aqueles que pensavam que sua sorte nunca mudaria. Para todos nós que tivemos que levantar as mãos e dizer “Eu pensei que nada poderia mudar minha mente… Até que eu conheci você (Until I Met U).” 

Se você se identifica com essa situação, seja muito bem-vindo à se divertir ao som do punk rock de ETTIE comigo! Que apesar da inspiração em situações não tão confortáveis, ela conseguiu criar uma faixa bem gostosa de ouvir. Ouça “Until I Met U”:

DIVINE DECADENCE – Purple Dress

A banda francesa Divine Decadence nasceu em 2020 como uma dupla formada por Sabrina e Tatiana. Recentemente, receberam um novo baixista e um baterista e, então, decidiram crescer o projeto musical e pretendem se apresentar pela primeira vez em um palco, em 2023. O primeiro single acaba de ser lançado e leva o nome de “Purple Dress”. Nesta faixa, elas se inspiram em filmes de faroeste e show de horrores para criar sua música em um estilo cinemático e dark wave, que costumam chamar de “retrô underground”. Com uma sonoridade baseada em guitarras e sintetizadores agressivos e dissonantes, a banda oferece uma imersão em um universo musical sombrio, ascendente e sedutor.

A dupla conta que a faixa “Purple Dress” é sobre uma misteriosa mulher, como se fosse uma espécie de camaleão. Ela não se importa com o que as pessoas dizem ou pensam. Então ela espera o momento certo para se libertar e se tornar quem ela realmente é, custe o que custar. “O ritmo desta faixa lembra um tango para sublinhar a sensualidade feroz e a força do personagem. Além disso, roxo é uma das minhas cores favoritas, então é por isso que me veio à mente quando escrevi essa música.” – Tatiana

Divine Decadence ainda vão lançar mais alguns singles que compõe o EP de estreia previsto para o segundo semestre deste ano. Vamos continuar acompanhando o trabalho delas e descobrir as novas canções sombrias que estão por vir!

THE RIVER – Tick Tock

The River é uma cantora que vem chamando a atenção em Denver pela sua voz hipnotizante e cheia de referências de artistas como Amy Whinehouse e Qveen Herby. Seu objetivo é marcar sua forte presença na cena do hip-hip/R&B e principalmente, fazer as pessoas jamais se esquecerem da sua poesia e melodia. Ela recentemente lançou o single “Tick Tock” que surgiu de uma reflexão sobre aproveitar ao máximo o tempo que temos neste planeta.

“Algo em que muitas vezes penso é quão finito é nosso tempo na Terra. Estou constantemente tentando fazer “o melhor uso” do meu tempo. Essa música nasceu dessa mentalidade um tanto tóxica. Meu produtor e eu estávamos em uma fase quente na criação musical e as letras saíram de mim. Estamos muito orgulhosos deste disco.” – ela contou.

Ouça agora “Tick Tock” da cantora The River:

NASMORE – Safe In My Dreams (feat. Dana Miuccia, Neil Taylor)

NASMORE é um daqueles artistas que conheci no MUSOSOUP e me tornei apaixonada pelo timbre de voz. Trago hoje para você mais um lançamento incrível dessa artista, que se chama “Safe In My Dreams (feat. Dana Miuccia, Neil Taylor)”. Uma faixa pop com forte influência do dark wave e com uma dose adequada de conforto.

Nese single ela captura brilhantemente os sentimentos evocativos de perder aqueles mantemos por perto, e o contraste gelado de como é a vida sozinha depois. Viajando como um fantasma vendo sua vida à distância, o novo single “Safe In My Dreams” leva os ouvintes a uma jornada pelo que poderia ter sido, mas agora nunca será. “Faz algumas pessoas chorarem e não deixa ninguém indiferente.” – ela declara.

Ouça agora a nova faixa de NASMORE, tenho certeza que você vai se surpreender:

DIANA BIDÈA – PRP

Diana Bidèa é uma artista solo e compositora que criou inclusive todo o seu arranjo vocal e instrumental. Ela cresceu no mundo da música, desde pequena participou de óperas e aulas de teatro e agora chega ao cenário musical para ser mais uma forte potencia que cria músicas inspiradoras para mulheres fortes. Seu novo single PRP fala sobre o empoderamento feminino.

“A música é sobre perder o controle com alguém que você nunca esperava amar. Estar no controle de sua própria vida pode ser bem simples quando é só você que está envolvido, mas quando você se envolve com alguém com o mesmo tipo de fogo, isso faz você mudar sua estratégia” – a cantora reflete sobre sua música.

Influênciada por mulheres como Christina Aguilera, Rihanna e Whitney Houston, ela conta que queria fazer uma música que fosse inesperada e sexy ao mesmo tempo. Ouça agora o resultado de toda essa inspiraçãode Diana Bidèa:

GENTRY BLUE – Tell Them I’m Insane

Gentry Blue é uma banda com um vocal feminino muito poderoso e um dos seus diferenciais, é a presença de um violino eletrico encantador e poderoso. A banda nasceu em Nashville e são os representantes da lista de hoje do gênero do garage rock anos 90, com algumas influências do glam e classic rock, além de uma pitadinha de psicodélico.

Toda essa mistura foi propositalmente elabdora para contar uma história hilária em “Tell Them I’m Insane”. A música é sobre uma mulher que mata sua família e alega insanidade, mas ela sabe melhor e é parte de seu plano maníaco. Em sua melodia, apresenta momentos retrô de mellotron, vocais femininos poderosos, camadas de guitarra elétrica, inspiradas em nomes como Rush, Jefferson Airplane, Heart, Kansas e Janis Joplin.

“Esta é uma música feroz e enérgica sobre ter seu momento de vilão louco, onde você pode explodir isso com as janelas do carro abaixadas cruzando a estrada.” – declarou a banda. Ouça agora:

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA e você também pode seguir os artistas na plataforma de streaming e adicionar a música na sua playlist também!

É artista solo ou tem banda e quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator