#DIÁRIODESHOWSINDICA: 4 EP’s recém lançados via MUSOSOUP de rock para você curtir!

Além dos singles de artistas independentes que eu trago aqui, hoje vou te indicar 4 EP’s incríveis de rock que também conheci via MUSOSOUP.

DAMN GOOD LIARS – Damn Good Liars

O trio britânico Damn Good Liars lançou em junho o seu primeiro EP homônimo. São apenas 4 faixas, mas você consegue transitar por uma série de emoções diferentes enquanto deixa o álbum rolar. Afinal, neste trabalho, a banda consegue honrar suas raízes britânicas, com uma dose de sensibilidade e influências dos anos 90.

A primeira faixa do EP ‘Station Wagon Motel Chic’, ganhou grande notoriedade logo nos primeiros dias do lançamento, conquistando um lugar na programação da BBC Radio Berkshire. O som de Damn Good Liars é composto por um conjunto de guitarras pesadas e som sujo, batidas eletrônicas e um baixo capaz de chamar a atenção do ouvinte. Pelo menos, foi o instrumento que mais chamou minha atenção logo na introdução da segunda faixa ‘I’m not a Psychopath’.

Em ‘Unworthy’, a banda trás a calmaria e cria uma atmosfera extremamente romântica no ar, apesar da vocalista recitar toda sua sensação de não merecimento e desabafar sobre sua insegurança.  O EP chega ao fim com o hit ‘Tobacco Lips’, que assim como nas primeiras músicas, te convida para ambiente sedutor.

Conheça o trabalho da banda Damn Good Liars que nasceu durante a pandemia.

DIVINE ANGER – Guru of Hate

“Cativante como o diabo”, essa foi o argumento da própria banda para me convencer a escutar o primeiro EP da sua carreira, lançado dia 6 de agosto de 2021. E devo te contar, que errado eles não estavam. Até a capa do álbum que é um bebe aterrorizante me encantou. Mas, claro pela minha pré-disposição em gostar de coisas creepies.

O primeiro hino que vai entrar na sua playlist leva o nome do próprio EP. ‘Guru of Hate’ é um heavy metal clássico com influências do progressivo, onde o vocalista alterna entre o grutual e uma pitada de melódico também. Sem contar os solos de guitarra que servem como pausas entre os refrãos

Em ‘Behind the Wall’ a banda Divine Anger te envolve de forma mais enérgica, trazendo um pouco mais de intensidade principalmente na bateria, a história dessa música é sobre a família de um dos integrantes que precisou se esconder dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A terceira faixa ‘Always Now’ e literalmente a do meio do EP é mais romântica, e segundo a banda, a letra é sobre empatia universal. Ela é uma composição que tem o início mais tranquilo e então vai se transformando de forma crescente. Neste momento você consegue comparar a personalidade sonora da banda com grandes nomes do gênero, como Iron Maiden.

Retomando o assunto sobre guerra, mas de outa perspectiva, ‘D-Day’ é uma canção sobre a famosa batalha na Normandia. A música conta os horrores desse combate na perspectiva da primeira pessoa de um soldado com letras muito poéticas.

Por fim, apesar de a introdução ser uma canção de ninar, em ‘When Angels Sleep’ a banda canta sobre o casal Goebbels que matou seus filhos pouco antes do fim da guerra e depois cometeu suicídio, na crença confusa de que estavam fazendo algo bom. Essa música pinta um quadro sombrio do que os esperava depois.

Ouça agora o EP completo da banda Divine Anger no Spotify:

GLITCHED – Caos World Pt. 3 (Nothing is Enough)

A banda norte-americana Glitched lançou uma série de EPs durante a pandemia, para relatar musicalmente, a forma como esses eventos são interpretados e transmitidos por meio da mídia social, através das lentes de um personagem fictício. “Queríamos que os três EPs contassem uma história coesa, através de uma combinação de sons progressivos e alternativos” – declarou a banda.

Logo nos primeiros segundos da primeira faixa de Caos World Pt. 3 (Nothing is Enough) eu fiquei completamente entretida. Motivo? Ela começa como uma música clássica e então todos os componentes que formam os gêneros de rock começam a surgir. A canção que leva o nome do título do EP tem menos de 1minuto e te faz criar expectativa para as próximas músicas a seguir.

Para compor as quatro faixas deste EP, o Glitched se inspirou em bandas como Nirvana, Nine Inch Nails, o metal de Periphery, o pop de Kinch e o punk de garagem japonês (Thee Michelle Gun Elephant). E detalhe, Casos World Pt.3 (Nothing is Enough) foi totalmente produzido em formato “DIY” (feito por eles mesmos).

Te convido a ouvir o EP completo, que dura menos de 10 minutos, mas é capaz de te surpreender pela qualidade sonora e talento musical. É um álbum inteligente em sua poesia e também em sua composição. Particularmente, eu não consegui escolher uma faixa favorita. Será que você também vai curtir o trabalho da banda Glitched, como eu?

THE IRIDIUM EXPERIMENT – Buried Before

The Iridium Experiment é uma banda de heavy metal da África do Sul, que iniciou seu projeto durante o início do lockdown em março de 2020. O primeiro EP lançado pela banda foi ‘Hero.Villain.Victim’ na voz de Ewan Botha, mas agora quem assumiu os vocais é cantor Nick Rhynas que também atua na banda Falling Is Fatal.

Neste mês de setembro, a banda divulga o EP ‘Buried Before’ com 5 faixas pesadíssimas. Eu tive acesso exclusivo ao novo trabalho da banda e vou te contar um pouco sobre o que você mal perde por esperar!

A faixa ‘Too Far Gone’ é um belo exemplo de metal melódico, onde o vocal oscila entre sua intensidade com técnicas mais grutual e em seguida, recita a letra de forma mais suave.

Os riffs de guitarras também chamam muita atenção, pela agilidade e desempenho impecável, presente em todas as faixas, mas principalmente, no solo que dura quase 30’s em ‘No Enemy’.  Já a canção que leva o mesmo nome do título do EP ‘Buried Before’ apresenta um vocal mais melódico, onde eles cantam que “Não há nada de novo para nós, já estivemos aqui antes, isso nunca nos incomodou, a gente acredita que existe algo maior” e finaliza com “eu já fui enterrado antes”.

Em ‘F(I)ake’, a banda apresenta um som mais animado em contrapartida com uma suavidade não tão aparente nas outas faixas, dessa vez, The Iridium Experiment opta por um som um pouco mais limpo, mas sem deixar a intensidade do heavy metal de lado. Já em ‘Family Tree’, a banda retoma toda a sua agressividade nos vocais.

O The Iridium Experiment , lança o EPBuried Before” dia 6 de setembro em todas as plataformas de streaming. Enquanto isso, você já pode seguir a banda no Spotify e conferir todo o portifólio de canções já lançadas pela banda:

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator.