O #DIÁRIODESHOWSINDICA de hoje tem mais 10 músicas que você não pode deixar de ouvir hoje mesmo!
English speaker? Read the article in english here.
LIIYO – The Reset EP
Nesta lista eu não costumo mencionar os EP’s, mas quando ouvi as 2 músicas do novo EP lançado este ano pelo LIIYO, eu curti tanto que decidi abrir essa exceção. Até porque não estavam no plano do cantor lançar “I Wish You Wasn’t In My Life” e “Echo” como um único trabalho, porém, ele sentiu que a segunda faixa era tão intensa que decidiu mudar os planos e assim surgiu “The Reset”.
Em ambos, podemos notar a diversidade de influências musicais que o cantor e compositor carrega e formam seu talento particular. Ele conta que cresceu exposto ao Rock, Reggae, Soul, Pop, e a referência mais presente atualmente é o K-POP. Na primeira faixa ele conta a história sobre um relacionamento abusivo de forma dançante, onde ele se pergunta “Devo ir ou ficar? Porque toda hora eu penso que não vou mais aguentar”.
Já a faixa que abalou as estruturas dos planos de LIIYO, “Echos”, é um pouco mais densa que a primeira e também fala sobre sentimentos. Dessa vez, ele fala sobre como a falta de apoio geral de muitas pessoas afeta a ele e outros artistas.
“Estar na indústria da música já é uma coisa muito difícil e quando um artista não tem o apoio de muitas pessoas em seu círculo social, isso certamente pode prejudicar sua motivação; pode fazer com que questionem seu caminho.” – desabafou.
Se você curte um som dançante, venha conhecer o trabalho de LIIYO:
ALEX DI LEO – Following Feelings
Sabe aquele sentimento de querer algo, até encontrar sinais de que você realmente deveria seguir por tal caminho, mas você pensa tanto em todas as possiblidades que acaba ficando estagnado? Alex Di Leo conta que neste ano ele se sentiu assim e por isso compôs ‘Following Feelings’, após uma longa e reflexiva conversa com um amigo.
Muitas vezes ficamos presos a algum padrão imposto pelos outros e até por nós mesmos, como se mudar fosse uma traição. Mas uma voz interior disse para Alex seguir em frente sem pensar muito e foi isso que ele fez. “Se algo acontece naturalmente e é bom para você, você tem que confiar. Acho que muitas vezes permitimos que nossa mente atrapalhe o seguimento de nossos verdadeiros sentimentos.” – declarou o cantor.
Quantas vezes a gente não se pegou dizendo nestes últimos anos que a vida é um sopro? Então devemos aproveitar ela para fazer aquilo que nos deixa animados e sentimos prazer em criar. Se você estiver precisando de um ponta pé, com certeza o novo lançamento de Alex Di Leo, ‘Following Feelings’ vai te ajudar a dar aquela injeção de ânimo e certeza que você está precisando!
LUNATIA – C’è Il Sole
Elisa Mammoliti é uma cantora e atriz do Vale de Aosta (Itália). Depois de se formar em Economia para Arte e Cultura resolveu seguir a carreira de atriz/ cantora e se formou em Teatro de Musical em Londres. Agora acaba de lançar o single ‘C’è Il Sole’, que vai encantar você como seu tivesse realmente assistindo a um musical ao vivo.
O single apresenta uma composição simples, um belo piano ao fundo que durante o refrão é acompanhado por outros instrumentos que contribuem para realçar a beleza e delicadeza da voz de Lunatia. É impossível não fechar os olhos enquanto escuta esta faixa e imaginar a apresentação em um belo teatro de época!
Mesmo sem entender uma palavra de italiano, ela consegue me fazer sentir uma calma alegre como se passeássemos por campos floridos e os passarinhos nos acompanhassem, consegue imaginar? Dá vontade de sair saltitante por aí, como uma princesa Disney.
STEFANO CECE – Can’t Stay With You
O cantor Stefano Cece também é italiano e mesmo cantando em inglês, ele carrega toda a personalidade e influências de grandes nomes da cena pop romântica do seu país em seu novo single.
“Can’t Stay with You é a música de partir o coração que você ainda não ouviu. A música perfeita para gritar em seu carro em um dia triste. Guitarras acústicas, sintetizadores e notas de piano o levarão a outro mundo. Está na hora de você tocar a música bem alto e cantar junto em uma noite chuvosa.” – declarou.
Com isso você já pode imaginar que assim que você apertar o play, vai estar gritando o refrão em alto e bom som, né?
AMANDA MCBRAYER – Fun
Eu não queria mas super me identifiquei com o conceito que a Amanda McBrayer trouxe no single ‘Fun’. Não, não é uma música sobre coisas divertidas, pelo menos não do ponto de vista de quem se torna a diversão. A música trata sobre aquele tipo de relacionamento onde o cara te trata apenas como um passatempo, e eu não sei por que, muitas vezes a gente se sujeita(va) a isso.
Amanda McBrayer escreveu ‘fun’ como uma forma de processar um relacionamento onde ela sentia que a outra pessoa significava mais para ela do que ela jamais significou para ele. Embora ela valorizasse os momentos passados com essa pessoa, ela notou que ele frequentemente esquecia suas memórias juntos e a tratava como uma forma padrão de preencher seu tempo. Agora, a cantora dedica essa faixa à todas nós que já passamos por algo assim.
‘Fun’ é uma composição indie folk com algumas características do pop, que remete levemente aos últimos lançamentos da Taylor Swift.
SYNEYE – In My Shadow
Morgane Matteuzzi (Syneye) é cantora e compositora residente na Suíça, cujo talento musical tem uma pitadinha especial. Ela tem a capacidade de enxergar cores nos sons, e por esse motivo, ela usa do eletrônico que são bonitos aos seus olhos para fazer parte das suas composições que expressam seu conjunto de emoções intensas. Além do seu talento musical e uma voz impecável, ela usa seu dom sinestésico para criar músicas excepcionais como seu novo single ‘In My Shadow’.
Nessa música, Syneye fala sobre seus sentimentos depois de emergir de um período muito difícil de sua vida. Escrever esta peça permitiu que ela processasse suas emoções e deixasse de lado alguns desses sentimentos negativos que às vezes ela lutava para expressar.
O dark-pop de ‘In My Shadow’ vai ficar impregnado na sua cabeça logo nos primeiros segundos. Syneye consegue conduzir o ouvinte a uma experiência imersiva nos seus sentimentos, com seu novo single.
FINCH FAUX – Winter Winds
Esta faixa que te apresento agora foi escrita numa tarde de inverno na Austrália por Finch Faux. O single ‘Winter Winds’ é uma demonstração do álbum de estreia da cantora, previsto para 2022. Aqui, ela canta sobre a tentativa de se manter humilde e assertivo, em um mundo em constante mudança, e explica que para ela “manter este equilibro é meu grande desafio”.
A faixa apresenta uma constante presença de sintetizadores, a bateria forte, melodia suave e a voz de Finch Faux flutua pelas notas como o vento. Já a letra de ‘Winter Winds’ apresenta palavras de encorajamento e empatia, sem deixar de lado um aviso ameaçador de desafio. Esta é uma música totalmente pessoal para a artista. Você vai ter coragem de adentrar em seu mundo particular? Se sim (e recomendo), aperte o play sem hesitar!
IRENIC – Glow
Irenic começou a dar os seus primeiros passos na música com 7 anos, enquanto dedilhava seu piano. Recentemente ele se formou em produção musical e começou a compartilhar com quem estiver disposto a conhecer o seu trabalho, as suas composições tão particulares. Afinal, Irenic não costuma expressar seus sentimentos em público, mas toda sua timidez se desfaz quando começa a cantar o que sente.
A inspiração para compor seu terceiro single ‘Glow’, vem de observar o quanto muitas pessoas deixam de aproveitar o momento de solitude e acabam sendo dependentes de outras pessoas para viver.
“Sinto tanta escuridão quando tento brilhar” ele repete sem eu refrão pulsante. A faixa pop-eletrônica é suave e confortável, assim como sua voz. Conheça o trabalho de Irenic e se prepare para o próximo lançamento que está prestes a surgir!
IULIANO – On the Radio
Geralmente as músicas que estamos acostumados a ouvir no rádio, são fáceis de serem recebidas pelo nosso sistema auditivo. Aquela composição básica sem muitas surpresas e tal. E o paradoxo que encontramos no novo single do cantor e compositor italiano Iuliano, que leva o nome ‘On the Radio’ e é diferente de tudo o que eu e você estamos acostumados a escutar por aí.
“Começo com uma melodia acessível, mas depois apresento ao ouvinte diferentes cenários que evoluem a partir da ideia original.” – Iuliano.
A participação de cordas de nylon ao lado de guitarras elétricas, fazem um contraponto com as melodias complexas no qual ele criou. Resultado de toda sua influência musical ao longo dos anos, que incluem rock progressivo, jazz, além de sua experiência como engenheiro e as viagens para Tailândia, Sudeste Asiático e Malásia.
O recente single faz parte do álbum “De- Algorithm”, previsto para abril de 2022, onde ele faz uma paródia com o mundo digital. Um álbum conceitual de um personagem que desaparece repentinamente. “Comecei este projeto como um testamento. Se algo acontecesse comigo amanhã, eu gostaria de ter algo para me representar. Todas as músicas que fiz até agora foram apenas um meio-termo. ” ele afirma. Chegou a hora de você conhecer o tipo de música que representa por completo o cantor-compositor e produtor italiano Iuliano.
THE NGHBRS – Better Off
Fortemente influenciado pela banda indie The Lumineers, Ryan que é o cantor-compositor e produtor por trás do eu lírico The NGHBRS, onde resolveu colocar em palavras seu sentimento sobre aquele momento quando estamos começando a nos relacionar com alguém e percebemos que seria melhor ser apenas bons amigos.
Em ‘Better Off’ a mistura do indie pop com os sintetizadores, criam uma atmosfera calma onde a decisão de um término não parece ser tão devastadora. Foi após se mudar de cidade e ficar uma semana longe da pessoa no qual ele estava conhecendo, que esse pensamento surgiu na sua cabeça.
A sensação que tive ao ouvir o som do The NGHBRS foi algo relacionado à praia/natureza como o surf music, sabe? E quando fui dar uma olhadinha no instagram dele, não fiquei surpresa pelas fotos no mar, cachoeiras e festivais de música eletrônica. Se você também gosta desse estilo, com certeza vai curtir ‘Better Off’.
Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA.
Quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!