#DIÁRIODESHOWSINDICA: as melhores música de artistas independentes de Julho – MUSOSOUP

Neste mês, selecionamos 17 bandas que com certeza vai adicionar na sua playlist!

English speaker? Read the article in english here. 

Of Shadows and Ligths – Under Control

O single “Under Control” é uma daquelas músicas que prendeu minha atenção logo no começo por dois fatores: o conjunto de riffs bem marcados e principalmente a voz melódica e potente do vocalista. A música transita por vários cenários, hora fazendo você se sentir em uma corrida desenfreada, hora fazendo aquela pausa de alívio e aproveitar para respirar.

Assim, Of Shadows and Lights retrata a situação causada pela pandemia. “We want our social status back”, “Don’t you get bored of hearing that it’s all under control?” são frases repetidas durante os exatos 3:33 minutos de “Under Control”.

E se tem uma coisa que temos certeza aqui no Brasil é que as coisas não estão sobre controle, por mais que tentem nos convencer disso. Tanto na questão política quanto em nossas vidas pessoais.

Ouça “Under Control” e aproveite a letra para fazer uma reflexão, recomendo!

Open in Spotify

Of Shadowns and Lights é o nome artístico do cantor italiano Angelo Pitone. Acompanhe o trabalho dele, que é repleto de arranjos interessantes que contém diversos elementos do rock clássico unido à sintetizadores, além da voz impecável.

Helmie – Lies

A cantora e compositora Helmie, é mais uma artista que entra para o hall dos jovens talentos da Finlândia. Ela escreveu suas primeiras músicas quando tinha apenas 10 anos e participava da banda da escola. Com 16, gravou seu primeiro álbum com a ajuda dos amigos.

No single “Lies”, a voz de Helmie contrasta com o instrumental e a batida eletrônica. E apesar de jovem, a cantora consegue expressar em sua performance, todo o sentimento de traição que vivenciou quando seu namoro chegou ao fim, com apenas um telefonema.

“As palavras que vieram da sua boca eram todas mentiras”, canta Helmie. Confira:

Open in Spotify

“Muito obrigado por dedicar seu tempo para ouvir minha música. Sintam todo o meu amor direto da Finlândia”, declarou a cantora quando perguntei se gostaria de dizer algumas palavras especiais para o público brasileiro!

Edge of Desire – Internet’s Children

Edge of Desire é uma banda de rock alternativo do Reino Unido, formada por dois amigos de infância, Daniel Fraser e Caleb Hartley.

O single “Internet’s Children”, contém um arranjo instrumental maravilhoso. Eles apresentam uma atmosfera bem dark, que oscila com a presença de elementos eletrônicos onde é notável as referências de Muse e até comparável com Billie Eilish, já que a letra é totalmente recitada como uma poesia.

“Vivemos em uma cultura frustrante que fecha a discussão aberta e saudável e incentiva divisão entre grupos de pessoas. Não podemos resolver essas coisas se não podemos nos unir e conversar. “- Daniel Fraser

“Sem parecer abrasivo, o Internet’s Children ainda captura a angústia e a frustração decorrentes de ver a sociedade se dividir enquanto tenta se unir. “– Caleb Hartley

Open in Spotify

The Archivist – Lifejackets & Flareguns

The Archivist é uma banda de rock alternativo com influências do indie e pop-punk/emo dos Estados Unidos, formada por quatro integrantes.

“Nossa esperança é que esta faixa alcance ouvidos suficientes para ser útil e comece a ser significativa em conversas sobre saúde mental e vício.” Declarou a banda.

O single “Lifejackets & Flareguns” foi escrita durante a estadia de um dos integrantes da banda, em um centro de tratamento de álcool e drogas.

Open in Spotify

O vício em álcool e drogas é uma doença. Sempre bom lembrar a importância de procurar ajuda especializada!

Garvie – Bad Person

O britânico Garvie passou muito tempo jogando videogame durante e pandemia e chegou à conclusão que, tudo bem ser uma pessoa considerada má, afinal, em algum momento todos somos.

Então, o músico decidiu cantar sobre essa conclusão, e usou como inspiração o vídeo game para ilustrar seu primeiro single, “Bad Person”.

Os sons suportam seu estilo visual de 8 bits perfeitamente – o vídeo de “Bad Person” é uma história totalmente animada baseada em um videogame em 2 níveis, narrando a vida e as lutas de ser um músico independente e se esforçando para assinar um contrato com a FatCat Registros. Confira:

Volts – Glass Walls

Volts é uma banda de rock alternativo da Nova Zelândia! Eles acabam de lançar o single “Glass Wall”, onde falam sobre a famosa Síndrome de Impostora. A faixa está presente no álbum de estreia que está previsto para este ano de 2021.

Musicalmente, a banda Volts segue à risca todo o padrão de uma banda de rock alternativo. Com a presença da guitarra marcante, o baixo sustentando a base, a batida marcada da bateria e alguns elementos que junto com a voz, deixam a música dançante. Sem deixar de lado, claro, o refrão intenso!

Open in Spotify

Thehighwaystory – Apocalyptic

Thehighwaystory é o projeto solo de Toby, um cantor norte-americano que usou suas influências como Linkin Park, Incubus, Kanye West para compor uma música onde ele desabafa sobre o racismo tão presente ainda ao seu redor. “Apocalyptic” é uma mensagem que ele gostaria que o mundo inteiro refletisse sobre.

“Fazer música é honestamente terapia para mim. Ser capaz de transmitir meus sentimentos mais profundos em uma faixa e apresentar para o mundo julgar e criticar de várias maneiras, me ajuda a lidar sobre meus medos e ansiedade. Eu faço música pelo bem da minha sanidade mental e espero ajudar alguém que possa sentir o que sinto, e saber que eles não estão sozinhos.” Declarou Tobi.

Tobi consegue transmitir todo esse sentimento em “Apocalyptic” com sua voz tranquila, mas ao mesmo tempo, inteiramente potente. É uma canção que toca na alma.

Open in Spotify

Brandon Wade – How to Love

O cantor Brandon Wade, após um término de relacionamento, resolveu trazer ao público sua reflexão sobre o questionamento, também presente na música citada ali em cima da cantora Helmie sobre o amor. Será mesmo, que todo aquele sentimento que foi dito no começo, era mentira?

“How to Love” vem deste lugar, reconciliando seus sentimentos atuais com os do passado. Compreendendo o que está chegando ao fim.” Afirma o cantor.

De forma suave e emocionante, Brandon canta que “eu apenas não sei como te amar”.

Open in Spotify

Elizabeth II – All My Failures

A cantora e guitarrista norte-americana Elizabeth II acaba de lançar o single “All my Failures”. Uma faixa estridente e enérgica, cheia de dinamismo e personalidade hardcore e punk rock. Em 2020, a artista levou o prêmio de Melhor Música de Rock e este ano, na categoria de Melhor Música de Hard Rock no The WAMMIE DC Awards, com seus trabalhos anteriores.

Elizabeth II tem influências musicais como Whitesnake, Nirvana e My Chamical Romance. Este novo single é um excelente resultado dessa mistura um tanto quanto, inusitada. Confira:

Open in Spotify

Intaglio – Subject to Time

A banda de death metal russa Intaglio acaba de lançar o single “Subject to Time”. A voz grutual que se apresenta logo no início da faixa é tão profunda que te deixa paralisado. Aos poucos, o violino mostra sua suavidade e então uma voz melódica surge para acompanhar.

A composição “Subject To Time” é apresentada de forma simplificada a fim de fornecer as primeiras impressões da obra conceitual que será o próximo disco, previsto para 2021.

Mas se você pensa que a Intaglio está chegando agora no cenário musical, você está enganado. Já fazem 15 anos que a banda lançou seu álbum de estreia!

Open in Spotify

“O Intaglio sempre foi um projeto que não tem medo de ultrapassar limites e definir novos padrões no gênero. O uso extensivo de contrabaixo e violoncelo injeta um caráter único na gravação, e é apenas uma das muitas coisas que ajudam a fazer a banda se destacar de seus pares no death doom metal.” Afirma a banda.

Spitfire Tides – Snowflake

Spitire Tides é uma banda de indie/rock alternativo do Reino Unido, formada em 2020. Eles estudam música na BIMM Institute, uma instituição que reúne 8 faculdades independentes.

Ano passado, os amigos resolveram começar a marcar presença no mundo da música com suas composições sedutoras e cheias de energias, que são capazes de fazer nosso corpo inteiro pulsar!

“Este é nosso terceiro lançamento e é uma música especial para nós. Foi a primeira música que escrevemos como uma banda, e recentemente teve algumas letras reescritas em resposta à pandemia do COVID-19.” Declarou a banda.

O single ‘Snowflake” é uma carta aberta à pressão da mídia social, onde a banda enfatiza que devemos ser independentes, não nos deixar influenciar por qualquer informação e nos aceitar. Toda essa mensagem é transmitida por uma voz hipnotizante e solos de guitarras enfáticos. Ouça:

Open in Spotify

Tough on Fridays – Cabin Fever

Se você curte post rock e uma pegada mais grunge, tenho certeza que também vai adicionar “Cabin Fever” da banda Tough on Fridays na sua playlist.

A banda americana acaba de lançar o single que fala sobre como é a sensação quando se tem um ataque de pânico. E alerta, se você nunca teve um, vai conseguir sentir ouvindo a música!

“Cabin Fever” é densa, sombria e timidamente frenética. Como se soltassem pequenos disparos de choque elétrico, em meio a voz envolvente e melodramática da vocalista. Esta foi a minha sensação ao ouvir todo o arranjo.

“Caleigh escreveu sobre os sentimentos encontrados à noite durante um ataque de pânico nas montanhas do Colorado no ano passado. É algo que pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.” Afirma a banda.

Open in Spotify

Guerilla State – Handle With Care

A banda britânica Guerilla State resolveu homenagear a cena pós-punk americana do início dos anos 2000, com o single “Handle With Care”.

Misturando sintetizadores modernos com vocais brit-pop agressivos, a música conta a história de angústia contra o autoritarismo intrusivo e distopia cada vez maior que a sociedade avança, “censurando minha frustração, sempre esmagando meu confronto”.

Open in Spotify

Under Delusion – Follow Me

A banda de dark pop Under Delusion acaba de lançar o single “Follow Me”. Eles são de Moscow, e me contaram que estão focados em fazer o som deles crescer aqui no Brasil. Então, se você quiser contribuir com o sonho da banda, já aperta o play e adiciona a música na sua playlist!

“Follow Me” é uma baladinha bem dark, com uma excelente mistura de guitarras e sintetizadores. Outro ponto que chama muita atenção, é a voz da vocalista que tem um timbre muito baixo.

Em suas composições, Under Delusion fala em nome da paixão e experiências ao longo da vida. Apresentando temas de amor, raiva, perda e todos os tipos de reflexões honestas sobre a humanidade e a própria vida. Em tempos de grande divisão e dificuldade, eles oferecem compreensão, escapismo e consolo.

Open in Spotify

ANATé – One Last Time

ANATé é uma dupla formara por Ana e Andrea, após se conhecerem em Bruxelas devido à um amigo que as apresentou, a dupla já compôs mais de 20 músicas e recentemente divulgaram o single “One Last Time”.

Nele, elas falam sobre vícios e erros recorrentes, levando em consideração que muitas pessoas vivem esse tipo de experiência, pelo menos em algum momento na vida.

A voz grave e melódica de Ana acompanhada de sintetizadores e alguns ecos, resultam em uma balada pop extremamente envolvente!

A faixa faz parte do álbum Confessions que está previsto para o segundo semestre de 2021.

Open in Spotify

Crimson Clean Sweep – Reflections

Crimson Clean Sweep é uma banda de metalcore dos Estados Unidos. Os garotos se inspiram em bandas de nu metal dos anos 90 para compor músicas com voz grutual, frases faladas, guitarras pesadas e uma atmosfera sinistra.

Como fãs de filmes de terros, a banda usou a referência de espelhos nesses filmes que podem ser assustadores, assim como muitas vezes também é assustar a gente se encarar na frente de um.

O single “Reflections” trata da aversão a si mesmo e da decepção ao perceber suas falhas. Esse trabalho foi gravado no estúdio caseiro de um dos integrantes em apenas poucas horas. Confira o resultado:

Open in Spotify

Caramel – Dreams of 60s Counterculture

Caramel está trazendo uma nova vida à cena musical de Brighton. O som da banda pode ser reconhecido por sua natureza exploradora e espontânea, inspirada na musicalidade diversa de artistas como Jeff Buckley, Queens of the Stone Age e Unknown Mortal Orchestra.

A personalidade musical da banda é uma mistura pós-moderna de sons, cores e vibrações que são refrescantes até mesmo para as paletas mais monótonas.

Vem conhecer o novo single “Dreams of 60s Counterculture”, uma faixa animada sem ser extravagante, com uma melodia contagiosa capaz de deixar seu dia mais leve!

Open in Spotify

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA.

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator