Coala Music eleva seu impacto e se torna pilar essencial no Mercado da Música

Coala Music

Originado do Coala Festival, a marca expandiu suas operações para influenciar artistas, marcas e profissionais da indústria musical

Colocar a música brasileira no mesmo patamar dos artistas internacionais – essa tem sido a premissa desde a primeira edição do Coala Festival, em 2014. Ao longo de nove anos, o Coala evoluiu de um festival para uma marca musical abrangente que engloba várias facetas, todas com o mesmo objetivo em mente. Assim, surge o Coala Music, uma marca guarda-chuva que abriga: Coala Festival (festival de música), Coala Records (gravadora musical), Coala Management (gestão de carreira de artistas), Coala Studios (conteúdo e consultoria), AKQA Coala.Lab (uma agência criativa em parceria com a AKQA) e Coala TV (canal digital de conteúdo musical). Essas operações já consolidadas e premiadas dentro do Coala Music agora são apresentadas ao mercado, lançando luz sobre o trabalho que acontece nos bastidores.

“Esse reposicionamento serve como uma maneira didática de visualmente organizar e apresentar nosso ecossistema completo”, explica Christiano Pix, diretor criativo e um dos sócios do Coala Music. Ele acrescenta: “Nós deixamos de ser apenas um festival e nos tornamos uma marca musical que pode oferecer um ciclo completo de serviços para os players desse mercado, desde a produção de discos até o gerenciamento de carreiras e da direção criativa de lançamentos até shows ao vivo.” O Coala Music é conhecido por destacar a brasilidade em seus diversos gêneros e gerações, homenageando artistas veteranos da música brasileira, enquanto abre espaço para novos talentos. Esse compromisso com a diversidade musical se reflete em todas as operações da empresa.

“O Coala representa a interseção entre esses dois tempos: o passado e o futuro. Queremos mostrar que mesmo o passado pode ser atual”, enfatiza Pix.

O Coala Music teve início com o Coala Festival e, posteriormente, introduziu o Coala Records, que surgiu para eternizar encontros que ocorreram nos palcos do festival e para ampliar seu alcance. Em 2022, o Coala Records se tornou oficialmente uma gravadora, lançando álbuns de artistas como Da Boca do Lixo, Nego Bala, Tim Bernardes e o grupo Bala Desejo, que ganhou o Grammy Latino de “Melhor Álbum Pop em Português” em sua primeira indicação. Outros artistas, como Bruno Berle e Bebé, também assinaram com o selo. Pix destaca que a gravadora se esforça para agregar mais do que apenas faixas de áudio aos fonogramas, buscando alternativas de receita, como o merchandising e a organização de turnês, para ajudar os artistas a continuarem fazendo arte.

O Coala Management surgiu após uma conversa com o rapper BK’. Em dois anos de parceria, a carreira do artista carioca teve um crescimento significativo, com um aumento substancial de ouvintes mensais, cachês de shows e parcerias com grandes marcas. A gestão é feita em estreita colaboração com os artistas, com foco em fortalecer seus objetivos e gerenciar suas equipes e ativos.

A AKQA Coala.Lab é uma joint venture que combina a excelência criativa da agência AKQA com a riqueza cultural do Coala. A parceria começou com o lançamento do segundo álbum de Baco Exu do Blues, “Bluesman”, premiado com o Grand Prix no Cannes Lions de 2019 na categoria “Entertainment for Music”. Essa colaboração levou a projetos com marcas como Netflix, Nike e Deezer, além de artistas como Nego Bala, Emicida, Djonga e BK’.

O Coala TV, criado durante a pandemia para transmitir a primeira edição totalmente virtual do festival, agora se tornou um canal digital usado para outras edições do evento. Pix revela que a intenção a longo prazo é ser uma plataforma de mídia que impulsiona marcas e artistas.

O Coala Studios oferece consultoria estratégica e criação de conteúdo audiovisual para além do festival. Portanto, o objetivo do Coala Music é fortalecer e ampliar os movimentos culturais que moldam o futuro da música, independentemente do formato.

O Colada Festival acontece neste final de semana em São Paulo. Confira:

COALA FSTVL©2023 – Memorial da América Latina/São Paulo

  • Data: 15 a 17 de setembro de 2023
  • Horário: 11h
  • Local: Memorial da América Latina
  • Ingressos: a partir de R$165,00. Vendas online Total Acesso

Coala Festival