9 notícias sobre a cena da música nacional que você precisa ler – Tedesco Mídia

Algumas bandas de rock lançaram novos singles este mês e também tem novidades sobre outros gêneros musicais. Confira!

O mês de setembro já tem vários lançamentos sensacionais de bandas do Brasil inteiro e você confere todos os detalhes aqui no Diário de Shows.

‘Labirinto’, o novo single da banda El Negro, chega a todas as plataformas de streaming e também no youtube.

El Negro é uma banda gaúcha de rock nascida em 2012. O primeiro álbum surgiu em 2017 com 10 músicas gravadas ao vivo. Em seu repertório, eles acumulam shows por Rio Grande do Sul, Argentina, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo show de abertura para o Foster the People, em 2018.

O single ‘Labirinto’ chega para contabilizar o total de 5 videoclipes lançados ao longo de sua carreira e precede o lançamento do álbum “Como um raio silencioso que antecede o trovão”.

A música, com produção de Felipe Rodarte, do estúdio Toca do Bandido, carregada de teclados, sintetizadores, guitarras e violões, entre fuzz e distorções modernas, já características do El Negro.

“Estava assistindo uma entrevista do Vinícius De Moraes onde ele falava que era um labirinto em busca de alguma saída. Aí me veio a ideia de que a felicidade pode estar escondida e que devemos testar todos os caminhos possíveis para encontrar o que desejamos” comenta Mumu (vocalista).

Dramón e look ma! no wings lançam o EP ‘pra hoje’

Diante do desafio em encontrar no outro a música que faltava em si, Dramón e look ma! no wings finalizam seu projeto e acabam de lançar o resultado no EP ‘pra hoje’, com quatro músicas e uma intro que exploram texturas, beats e ambientações.

Todas as músicas nasceram basicamente de uma mesma dinâmica e à distância: Renan, em São Paulo, apresentava linhas e ideias dentro do universo Ambient, seja um loop, um trecho de texturas de guitarra e/ou sintetizador, e Saulo as levava para uma estrutura de canção.

Em seguida, era a vez do toque de Saulo, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

“Normalmente começava a colocar uma parte rítmica para marcar e daí floresciam as partes, com pianos, adições de sintetizadores e outras texturas. E retornava para o Renan organizar, adicionar, cortar coisas, editar e mixar”, explica o mentor do look ma! no wings.

O EP ‘pra hoje’ já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Open in Spotify

Abraskadabra lança 2 singles antes do lançamento oficial do álbum  “Make Yourself at Home”.

O novo disco da banda curitibana, Abraskadabra, foi produzido pela maior gravadora do cenário ska punk Bad Time Records. A estreia de “Make Yourself at Home” está marcada para o dia 24 de setembro de 2021. Por enquanto, você confere os dois últimos singles que são uma prévia do que está por vir.

O disco será lançado em streaming e em 4 versões diferentes de disco de vinil colorido com distribuição nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Brasil!

O penúltimo single, ‘Cattle Life’ denuncia as atrocidades do governo brasileiro. “A música foi feita com muita raiva, tanto sonora como na letra, tudo a flor da pele. É brutal e raivosa, até com riffs abafados de guitarra thrash metal e um sininho satânico para fazer uma alusão a este cada que está no governo. É um recado para as pessoas que votaram nele que vão pagar, aliás, todos nós estamos pagando pelo voto nesse cara”, conta Du, vocalista da banda.

Já o terceiro e último single lançado pelo Abraskadabra, ‘Set Us Free’, “Foi uma das primeiras músicas que tínhamos para o álbum, e acho que diz como o mundo está fodido agora, com absurdos e obscenidades acontecendo todos os dias, a extrema direita, o obscurantismo e o negacionismo”, declarou a banda.

Sobre a sonoridade, a banda revela que é a primeira vez que misturam bubblegum pop com ska, o que dá uma vibração animada, vocal marcante e trompetes melódicos.

Open in Spotify

Horizon Key divulga segundo single ‘God’s City’

A nova música de Horizon Key é uma aposta no heavy metal repleto de melodias. Fãs de Stone Sour e Alter Brigde vão se familiarizar com o som de ‘God’s City’.

Já sobre a letra a banda sugere o cenário de uma cidade esquecida por Deus. “A letra basicamente trata de um morador dizendo para outro morador que, mesmo com todos os problemas da cidade (violência, miséria etc), eles precisam ser corajosos e lutar pela sobrevivência dela. Assim, no futuro, aqueles que menosprezavam a cidade e seus moradores, irão vangloriá-los”, contextualiza Simotty.

Joni finaliza o ciclo da sua busca sobre o amor em “Ambrosia”

A faixa que completa o EP de estreia do jovem cantor e compositor de R&B fecha o ciclo já retratado nos singles anteriores sobre a sua busca em compreender o que é o amor e o valor de amar.

“É o som mais universal e que possui a mensagem mais potente, todo o EP se baseia a chegar neste ponto”, conta Joni.

O jovem enfim entende que não adianta ir contra o tempo, que toda ação tem uma reação, e essa reação é, sim, imutável. Como destaca o compositor, Ambrosia’ é uma música robusta o bastante para ser ouvida dentro e fora do contexto do EP.

“Fora da história, é entender que não podemos esperar um desfecho de acordo com o ego, com vontades pessoais, por algo que ao longo do tempo não fizemos para merecer ou conquistar. Mas Ambrosia é também você aceitar isso, refletir e curtir o tempo passado, mais do que sofrer pelo presente”, finaliza Joni.

Benjamim Saga convida músicos da banda sergipana Anjos Inocentes para participar do seu single ‘Amor Medieval’.

Amor Medieval’ é uma música robusta, com guitarras, baixo e bateria marcantes, recheada de climas que ambientam o ouvinte em cada distinto momento da história.

É épica, seja por causa da temática lírica, sobre um relacionamento na Idade Média, mas também por causa do heavy metal clássico, com todos os elementos que realçam a composição – guitarras cavalgadas, bumbos duplo, baixo galopante (uma marca registrada no som do Iron Maiden) e vocais expressivos dos ‘guerreiros’ Dejair Benjamim e Ricardo Vieira (da Anjos Inocentes).

“É uma música que estava em uma demo-tape que Terry me deu ainda nos anos 90 e resolvi gravar, fazer esta homenagem. Tem uma melodia bonita e letra poética. Convidei mais músicos do Anjos Inocentes porque foi uma banda que ele tocou no passado”, conta o músico Benjamin.

Open in Spotify

Escombro divulga a gravação ao vivo do EP Cicatrizes.

Em fevereiro de 2021, o quarteto de hardcore Escombro fez um show sem plateia no palco do Jai Club com o objetivo de gravar o EP “Cicatrizes” ao vivo na íntegra. O resultado desse trabalho está disponível em todas as plataformas de streaming.

Esta foi a primeira vez que “Cicatrizes” foi executado ao vivo e também com a nova formação da banda, com o guitarrista Renato Romano. O show mostra um Escombro ainda mais raivoso, pesado e em sintonia, uma força e uma voz contra a indiferença no hardcore nacional.

Lâmmia lança seu primeiro registro ao vivo gravado no Resista Fest 2019.

“Para a banda, lançar esse EP ao vivo é também uma forma de reviver a energia dos palcos, da atmosfera dos shows e da interação com o público, enquanto seguimos aguardando a volta dos eventos devido à pandemia da Covid-19”, conta a vocalista Carmen.

O EP Lâmmia Live @ Resista Fest 2019″, foi gravado em 2019 no Rio de Janeiro e conta com 5 faixas, incluindo tracks do primeiro EP, ‘Lâmmia’, e também o single ‘Pulling Chain’, em versões ao vivo.

Instagram: @lammiaband

Open in Spotify

Bad Luv estreia com o single ‘Eu só quero ser alguém’.

A banda Bad Luv nasceu no segundo semestre deste ano. Três dos integrantes já formavam uma banda anterior e o quarto (vocalista) também já acumula grande experiência no cenário musical. Juntos, eles acabam de lançar o single de estreia ‘Eu só quero ser alguém’.

A faixa conta com uma intro parcialmente reveladora, elementos eletrônicos como a espinha dorsal da música, um refrão chiclete e linhas de bateria insanas, com referências do post-hardcore em meio a elementos eletrônicos.

Como já dito por alguns que tiveram a oportunidade de escutar os primeiros singles da banda antes do lançamento: “É possível esperar um som para dançar de rostinho colado com a gata, ao mesmo tempo que também é possível curtir aquele som que vai te fazer pensar no seu lugar de mundo.” – e por que não essas duas nuances dentro de uma mesma música?!

via Tedesco Mídia.