Após 6 anos, a cantora francesa retorna para única apresentação no país com a turnê “Organique”
Na noite de sexta feira, 14 de abril de 2023, a cantora francesa ZAZ fez uma única apresentação em São Paulo no Espaço Unimed. Os portões abriram por volta das 20h e os fãs que chegaram cedo foram recepcionados por um palco encantador que parecia ter saído de um conto de fadas.
Ao lado esquerdo estava posicionado um teclado, uma guitarra e alguns violões. Do lado direito estavam a bateria e um baixo acústico. Enquanto no centro, uma árvore com o tronco grosso e a copa recheada de folhas verdes com uma lamparina ao lado, foram iluminados por um mix de luz azul e rosa. Ao fundo, tínhamos a visão de um céu estrelado no telão.
Neste momento alguns poucos fãs já se aglomeraram próximo a grade para ver e ouvir ZAZ de pertinho, enquanto outros sentaram no chão da pista e uma parte se acomodaram nas mesas ao fundo da casa de shows, como uma mini arquibancada. Notei que muitas mulheres estavam vestidas com looks inspirados na elegância e personalidade francesa, esbanjando estilo sem igual. O que comprova que a cantora é ouvida por um público extremamente seleto.
Enquanto aguardávamos o show que estava previsto para as 22h, uma musica ambiente como blues, jazz e essas variantes aconchegantes tocava ao fundo deixando uma atmosfera bem acolhedora para um sexta a noite – só faltou uma taça de vinho para completar o charme da noite.
Faltando uma hora para o início da apresentação de ZAZ, a produção fechou as cortinas do palco. O que provocou um encantamento ainda maior no público que chegou mais tarde, quando o show enfim começou. A cantora francesa surgiu no meio da plateia enquanto a sua banda já estava posicionada no palco! Foi um alvoroço que eu mal enxerguei até que ela subiu as escadas e se posicionou eletricamente em seu cenário fantasioso parecendo uma fada. Uma fada muito agitada e cintilante.
Após cantar 2 músicas, ela arriscou uma declaração em português que dizia o seguinte: “No palco eu queria celebrar os 5 elementos: ar, terra, água, fogo e nós. Quando tudo está escuro demais, ascendo velas e isso me lembra que a chama ainda está viva dentro de mim. Gosto de atos simbólicos porque tornam visível o invisível.” E então ascendeu uma vela e continuou a cantar e pular.
ZAZ retornou ao Brasil com a turnê “Organique” onde o público pode observar diversas facetas de sua arte. O setlist é composto por grandes sucessos da cantora francesa que oscilam entre vários gêneros musicais. Nesta noite de sexta-feira, os fãs puderam cantar em alto e bom som canções como “Je veux”, “On ira”, “Éblouie par la nuit”, “Que vendre” e o hit “Imagine”. E se emocionaram com a homenagem a Vinicius de Moraes, onde ZAZ cantou a versão de “Samba em Prelúdio”.
A única passagem de ZAZ em terra tupiniquins neste ano ficou marcado por uma apresentação enérgica de tirar o fôlego, muito carisma, tanto da cantora como de sua banda, e impressionou a todos com a sua potência vocal. Apesar de não entender uma frase em francês enquanto ela conversava com os fãs, deu pra sentir a alegria e emoção que ela estava em retornar ao nosso país.
Com quase 2h de apresentação, ZAZ reafirmou com seu talento, o motivo pelo qual é considerada e aclamada internacionalmente como o maior nome da música francesa contemporânea. Espero que ela volte em breve e você possa assistir ao vivo uma das mais belas vozes femininas do mundo. Definitivamente o show da ZAZ é uma experiência inconfundível e marcante para os amantes de música.