Imagem: Jorge A. B. Miguel
Single é um lançamento da Abraxas Records
Shy, nome artístico de Chay Alves, lançou sua estreia musical intitulada “Exodus”, uma música inspirada pelo blues e rock psicodélico dos anos finais da década de 60 e início dos anos 70. O single, que destaca a poderosa e afiada voz da artista, já está disponível nas plataformas de streaming pela gravadora Abraxas Records.
“Exodus” é uma envolvente balada de blues rock vintage, que possui um tom arrebatador e uma letra melancólica, acompanhada de batidas lentas. Durante o processo de criação do arranjo e gravação dos instrumentos, foram adicionados elementos psicodélicos, tais como uma linha de baixo ascendente e descendente no refrão, timbres específicos para a guitarra e arpejos do órgão, tudo isso com o intuito de retratar o efeito dos remédios psiquiátricos no corpo e na mente, proporcionando uma sensação de torpor.
A letra de “Exodus” aborda a relação entre o indivíduo e a medicação psiquiátrica, ressaltando a importância de que essa medicação seja eficaz, capaz de livrar as pessoas das armadilhas mentais.
A música é uma indicação especial para os admiradores de Janis Joplin, Deep Purple e Grand Funk Railroad, dada sua sonoridade e influências.
Ao longo de sua jornada artística, Shy se dedicou à música e à composição desde seus 12 anos. A paixão pela arte musical foi intensificada com o convívio e influência de seu marido, Leonardo Nascimento, músico das bandas Bombay Groovy, Do Culto ao Coma, entre outras, além de produtor. Shy também participou do álbum Imago da banda Do Culto ao Coma, contribuindo com a letra da música “Tempos de Dor” e fornecendo seus vocais em “Isocrônico”.
“Léo que fez os arranjos das minhas músicas e gravou bateria e percussão nelas. Ensinou-me a tocar violão e então me tornei uma compositora compulsiva“, ela brinca.
Nessa nova fase de sua carreira solo autoral, Shy encontrou nas raízes do blues, folk, jazz e rock psicodélico uma maneira de expressar seu mundo pessoal, conflitos, obsessões e paixões através da música.
“Meu intuito principal é criar, é apreciar o processo de como as palavras que nascem dentro de mim conseguem tomar a forma que considero mais visceral de expressão, a música”, comenta a cantora, que já prepara outros lançamentos.
“Exodus” está disponível nas principais plataformas digitais.