Parceria visa utilizar soluções de energia para reduzir o impacto ambiental da indústria da música
A Neoenergia, protagonista da transição energética no Brasil, uniu forças com os festivais Rock in Rio e The Town, organizados pelo Rock World, em uma parceria estratégica para promover soluções de descarbonização para eventos e indústria da música. A colaboração entre as empresas vai materializar-se em ações de sensibilização junto do público mais jovem, desenvolvendo soluções futuras para mitigar ainda mais o impacto ambiental de um dos maiores segmentos da indústria do entretenimento.
O compromisso com essa parceria foi formalizado em cerimônia realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na segunda-feira. Durante o evento, representantes dos setores empresarial, artístico e governamental tiveram a oportunidade de discutir ações sustentáveis que possam minimizar as emissões de carbono.
Entre as ações previstas para apoiar a descarbonização nos dois festivais, a maior elétrica se comprometeu a investir em soluções energéticas para eventos futuros, começando já em 2024 com o fornecimento de energia limpa para o Rock in Rio, festival que se destaca pela sustentabilidade iniciativas. O esforço de conscientização da geração mais jovem já estará presente na primeira edição do The Town, que acontece em setembro, em São Paulo. A Neoenergia será a apoiadora oficial do evento, que espera atrair um público de aproximadamente 500 mil pessoas no Autódromo de Interlagos. A empresa preparou ações sustentáveis para aquele que já é considerado o maior festival de música, cultura e arte da capital paulista.
Como um gesto simbólico de conscientização da população, a Neoenergia substituirá uma lâmpada convencional por uma de LED em escolas, hospitais, organizações sem fins lucrativos e comunidades carentes do Rock in Rio e do festival The Town. áreas onde a empresa atua na distribuição de energia em todo o Brasil. Com base nas estimativas de público, o festival The Town sozinho poderia facilitar a troca de até 500.000 lâmpadas, enquanto o Rock in Rio poderia chegar a 700.000 lâmpadas. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ideia é usar a troca de lâmpadas como uma ferramenta de conscientização e educação.
A substituição de lâmpadas ineficientes por modelos que economizam até 40% em relação às lâmpadas fluorescentes compactas (15W) visa evitar o desperdício de energia e contribuir para a sustentabilidade ao reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além de minimizar os impactos causados pelas emissões de CO2, a Neoenergia fornecerá postes com energia solar para o The Town e carrinhos elétricos para a organização do festival em São Paulo e no Rio de Janeiro.
As iniciativas empreendidas com o Rock in Rio/The Town se alinham aos esforços e ações da Neoenergia em prol da descarbonização. “Para uma transição energética justa e inclusiva, precisamos aumentar a geração de energia de fontes limpas, bem como influenciar os jovens quanto à produção e consumo de outros produtos. Sua participação será fundamental nesse processo de conscientização da sociedade desde agora”, disse Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
O executivo acrescentou que a empresa tem uma estratégia clara de expansão sustentável. Em termos de emissões, a Neoenergia estabeleceu como meta reduzir a intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e alcançar a neutralidade carbônica até 2050.
Além do CEO Eduardo Capelastegui, a Neoenergia foi representada por Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Relações Institucionais e Sustentabilidade, além de vice-presidente do Pacto Global das Nações Unidas. O lançamento da parceria contou ainda com a presença de Luis Justo, CEO da Rock World; Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer do Rock World; Marina Grossi, Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para Sustentabilidade.