O festival que acontece no Rio de Janeiro e São Paulo divulgou ações de acessibilidade direcionadas a PCDs
O festival MITA – Music is the Answer chega à sua segunda edição, totalmente inclusivo e com diversos recursos para promover a acessibilidade em seus dois dias de festival no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, e em São Paulo, nos dias 03 e 04 de junho. O evento contará com dois espaços PCDs dentro da área, um para cada palco, com grades rebaixadas para melhor visualização, cadeiras próprias para pessoas com obesidade, audiodescrição e uma plataforma que vibra acompanhando a música, além de tomadas para quem precisa de equipamentos de suporte.
De acordo com Rebeca Costa, mulher com nanismo, advogada, CEO do Looklittle e embaixadora do MITA, o festival é “sem dúvidas, o maior festival do Brasil que foca na acessibilidade, tornando a liberdade de ir e vir sem precisar de alguma dependência, dando acessos a todos”. Ela destaca ainda que o MITA promove a liberdade de todos, independente se a pessoa tem uma deficiência ou não, permitindo que o público aproveite e curta os shows com conforto e segurança.
Desde a primeira edição, a organização do MITA tem se preocupado em ter um evento inclusivo. Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, explica que, quando começaram a produzir o MITA 2023, não tiveram dúvida em chamar Rebeca para o time após ela ter elogiado a forma como foi recepcionada na edição anterior e se oferecido para prestar consultoria em acessibilidade.
Para garantir a melhor experiência para o público PCD, o evento terá orientadores com experiência em atendimento desde a entrada até os espaços adaptados, identificando com pulseiras e auxiliando os visitantes e seus acompanhantes. Nos portões de entrada, será distribuído um QR Code para acesso a um vídeo com informações gerais e de segurança, em Libras e Áudio descrição, como a localização dos banheiros, a lista e horários das atrações de cada palco e os recursos de acessibilidade disponíveis. Os telões do local estão preparados para exibir a tradução em Libras dos shows, em tempo real, e cadeiras motorizadas estarão à disposição para empréstimo a quem tem dificuldade de locomoção.
Nos pontos de venda de alimentos e bebidas, haverá balcões rebaixados, informações em Braille e acesso via QR Code para facilitar a compra. Um piso tátil será instalado em pontos estratégicos, para facilitar o deslocamento de deficientes visuais durante o festival, e todas as ativações promocionais terão acesso por rampas.
Com essas iniciativas, o MITA se destaca como o maior festival do Brasil focado em acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência possam aproveitar o evento com conforto e segurança.
Confira as atrações da segunda edição do MITA Festival:
Rio de Janeiro – 27 de maio
- Lana del Rey
- Flume
- Jorge Ben Jor
- BadBadNotGood convida Arthur Verocai
- Jehnny Beth
- Planet Hemp convida Tropkillaz
- Gilsons
- Larinhx convida MC Carol
- Slipmamy & Ebony
Rio de Janeiro – 28 de maio
- Florence + The Machine
- Haim
- The Mars Volta
- NX Zero
- Scracho convida Baia
- Sabrina Carpenter
- Carol Biazin
- Jean Tassy & Yago Oproprio
São Paulo – 03 de junho
- Lana del Rey
- Flume
- Natiruts
- Badbadnotgood
- Jehnny Beth
- Duda Beat
- Djonga convida BK
- Àvuà & Rodrigo Alarcon
São Paulo – 04 de junho
- Florence + The Machine
- Haim
- The Mars Volta
- Capital Inicial
- NX Zero
- Sabrina Carpenter
- Don L convida Tasha & Tracie
- Far from Alaska convida Supercombo
Confira todos os detalhes sobre o MITA Festival no Rio de Janeiro aqui!
Confira todos os detalhes sobre o MITA Festival em São Paulo aqui!