O espetáculo intimista reúne o cantor, seu filho e seu amigo Maurício Almeida
Na noite de quarta-feira (09) de agosto, o cantor Frejat subiu ao palco do Teatro Bradesco em São Paulo ao lado do seu filho Rafael Frejat e o amigo Maurício Almeida, para realizar o primeiro show na capital paulista do seu novo projeto intitulado “Frejat Trio Eletro Acústico”. Neste show, o cantor revela que reuniu seus maiores sucessos ao longo destes 40 anos de carreira e recriou os arranjos de hits que marcaram a geração dos últimos anos, incluindo homenagens a diversos colegas do cenário da música nacional “incluindo Cazuza, mas à ele eu faço uma homenagem permanente, né?” ele brinca.
Em um formato intimista, o palco foi montado com alguns violões, guitarra e um teclado. Os três músicos se posicionaram no centro do palco e um belo jogo de luzes oscilavam durante as canções. Na plateia havia muitas famílias, casais e alguns grupos de amigos além de uma figura que chamou bastante atenção enquanto o show não começava. O guitarrista Luís Sérgio Carlini estava prestigiando Frejat e foi abordado por diversos fãs que não hesitaram em se apresentar ao artista, que recebeu a todos com certa timidez, mas sem faltar atenção.
Frejat deu início ao show “Frejat Trio Eletro Acústico” ao som de “Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo”, seguindo do clássico “Amor pra Recomeçar” que contou com a participação da plateia cantando de forma emocionada e relembrou as canções do Barão Vermelho como “Amor Meu Grande Amor” e “Flores do Mal”. O cantor fez uma homenagem ao ator, cantor e compositor Luiz Melodia dizendo “que ele esteja sempre perto da gente” ao cantar “Fadas” e contou que 2 faixas que ele incluiu no setlist, fazem parte de um momento em que ele se encantou com animações depois de levar seus filhos no cinema, anos atrás. O resultado desse passeio foi a criação dos clipes das canções “Túnel do Tempo” e “Segredos”.
Em um dos breves momentos de pausa esse uma canção e outra, Frejat nos conta que sua maior preocupação quando o Cazuza saiu da banda foi manter a qualidade das letras das suas músicas, então ele começou a procurar por parcerias. “Liguei pro Renato Russo e falei que queria fazer uma parceria e tals, mas o Renato sempre muito tímido e acabou mandando uma música pra gente de presente e depois eu reli um livro escrito pelo Leoni, nosso companheiro de geração, que eu também participo da entrevista, onde ele entrevista vários compositores e ele diz – mas Renato você não tem muitas parcerias né? E o Renato respondeu que não gosta de compor muito em parceria porque se a música não ficar legal, eu não vou querer que grave e a pessoa pode querer gravar e vai ficar aquela coisa e se ficar boa, eu não vou deixar ninguém gravar”, neste momento ele arrancou risos sinceros do público presente no Teatro Bradesco que estava atento ao que Frejat compartilhava. E ele continuou “Ele era uma figura, mas ele foi muito generoso e me deu uma música maravilhosa. Então, acho que fui uma exceção à regra e a gente vai tocar essa música agora.” e começou a dedilhar os primeiros acordes de “Boomerang Blues.”
Em seguida, “Bilhetinho Azul” criou a atmosfera nostálgica que pairava no teatro em São Paulo, reforçando cada vez mais a proposta do projeto “Frejat Trio Eletro Acústico” e fez mais uma pausa para contar uma história. Frejat relembrou que veio à São Paulo no dia 18 de março de 2020 para gravar o álbum depois de quase 12 anos sem lançar nenhum disco. No dia seguinte, houve o primeiro lockdown da pandemia. O álbum se chama “Ao Redor do Precipício, timing perfeito”, ele brincou. “Então só divulguei nas redes sociais, mas curiosamente quando lancei a primeira música que escolhi, não era nenhuma das minhas composições e escolhi porque ela fala muito como eu me sinto. E apresentou a faixa “Pergunta Urgente.”
O grande sucesso do Barão Vermelho “Por Você” teve a versão original recomposta especialmente para os fãs da capital paulista. No primeiro verso Frejat cantou “eu iria a pé de São Paulo a Salvador”, sendo ovacionado pela plateia que se sentiu homenageada com muito carinho. Apesar de ser uma composição dele ao lado de Cazuza, foi praticamente impossível não trazer a memória a grande cantora Cássia Eller quando ele entoou “Malandragem”. Em “Cartas e Versos”, o cantor relembra a parceria com Leoni e uma fã grita do fundo do teatro “essa é linda hein Frejat”, arrancando um sorriso tímido do cantor e risos da plateia.
Quando o relógio marcava 23h, quase o final do segundo tempo do jogo do Palmeiras que acontecia ao lado do Teatro Bradesco, os fãs que estavam ligeiramente inquietos para em ir embora antes do início da confusão de final de jogo e transito na região, mas foram capturados pela energia contagiante de “Puro Êxtase” que mesmo aqueles que já haviam levantado para deixar o local, começaram a dançar e cantar junto. Então o trio se retirou do palco ao som de aplausos calorosos.
Os músicos então retornaram para finalizar a primeira apresentação do projeto “Frejat Trio Eletro Acústico” em São Paulo ao som de “Maior Abandonado”, “Exagerado” e finalizando com “Pro Dia Nascer Feliz” do Cazuza. Neste momento, Frejat autorizou o publico a se juntar próximo do palco e foi uma grande festa de encerramento de um dos shows de rock que, com certeza, trouxe uma sensação de nostalgia e criou novas memória em cada um presente na noite de quarta-feira no Teatro Bradesco em São Paulo.