“Eu já sei que esses serão alguns dos melhores shows que já fizemos.” – comenta o cantor, em primeira entrevista para site brasileiro!
Shawn James é cantor, multi-instrumentista e compositor norte-americano de 35 anos, com uma carreira de mais de 10 discos, que está de volta ao Brasil para uma série de apresentações. Durante o mês de abril o músico se apresenta em Curitiba (14), no Basement Cultural, São Paulo (15) no Fabrique Club, Rio de Janeiro (16) no Agyto e retorna à capital paulista para mais um show dia 19 no La Iglesia, já que a primeira data em São Paulo teve uma grande procura e os ingressos já estão esgotados. Confira os detalhes da turnê de Shawn James na Agenda do Diário de Shows.
Carismático e dono de uma das vozes mais potentes e emotivas do blues/folk rock mundial, nós aproveitamos a passagem do músico para fazer uma entrevista exclusiva. O que você está prestes a ler, é a primeira entrevista de Shawn James para um site de música brasileiro em toda a sua carreira! Então, antes de tudo, obrigada Tedesco Mídia e Shawn por esta matéria!
ENTREVISTA: Shawn James. Vem e aproveita que esse Diário você pode ler:
Shawn James começou dizendo o quanto ele estava animado pela turnê em solos brasileiros e que uma das suas coisas favoritas sobre nós, é a nossa paixão e a energia que a gente exala! “São os melhores em cantar junto também!” . O músico contou que para os shows durante o mês de abril, os fãs e entusiastas que comparecem em alguma das apresentações vão poder conferir os maiores sucessos de sua carreira, “as músicas velhas favoritas” e seus últimos lançamentos também. Ele garante um setlist que contempla os melhores momentos de sua carreira até hoje, o que permite àqueles que ainda não o conhecem muito bem, uma visão completa sobre o talento de Shawn James.
“Desta vez, teremos nossa banda completa, então poderemos tocar muito mais tipos de música. É claro que também teremos partes acústicas íntimas do set. Eu já sei que esses serão alguns dos melhores shows que já fizemos.” – eu que já estava com as expectativas lá no alto para este show, depois dessa declaração fiquei ainda mais ansiosa!
Shawn James tem uma carreira de sucesso acumulado durante estes 10 anos de estrada. O músico conta que ao longo de todos estes anos ele aprendeu a se expressar melhor por meio da sua arte, e que a composição chegou ao ponto em que ele sabe o que quer dizer e como executar a melhor performance como nunca antes feita. “Minhas habilidades como vocalista cresceram imensamente desde 10 anos atrás e estou sempre buscando aprender novas técnicas. Minha banda é a mais unida que já tive e estou muito orgulhoso do que conseguimos criar.”
A peculiaridade na voz de Shawn carrega uma fama de voz única, já que ele combina coros gospel com música clássica e ópera. Apesar da complexidade do seu canto, ele conta que desenvolveu seu estilo vocal naturalmente e nunca o forçou além do que ele queria fazer ou era capaz. “Acho que encontrar sua voz é importante e entender quem você é, também é de extrema importância. Eu estava em bandas de metal no colégio e parei de cantar por muitos anos e quando voltei a isso, descobri que era capaz de distorcer minha voz de uma nova maneira enquanto cantava.”
E sobre suas influências musicais e inspirações, ele conta: “Sou uma mistura de tudo que já toquei e cantei no passado, minhas influências estão por toda parte, então é difícil definir exatamente. Do gospel cheio de alma ao blues de partir o coração ao metal pesado para bater cabeça, hip hop, clássico, eu ouço de tudo! Alguns dos meus artistas favoritos são Otis Redding, Nina Simone, Pavarotti, Ray Lamontagne, Black Dahlia Murder, Gojira, Muddy Waters, Howlin Wolf, Robert Johnson… a lista poderia continuar indefinidamente…”
Shawn James tem uma legião de fãs ao redor do mundo, muitos dos quais se identificam com as mensagens emocionais e poderosas em suas letras. Perguntei a ele então, o que ele espera que os fãs sintam e qual experiência ele quer passar quando quando ouvem sua música? Ele me respondeu assim: Há 3 coisas que espero que a música possa realizar com as pessoas:
- Para ajudar as pessoas a sentir e colocar palavras em sentimentos que não poderiam
- Para ajudá-los a liberar tensão ou trauma ou qualquer outra coisa. Acho que a música como uma espécie de terapia é um grande objetivo meu.
- Para inspirar de muitas maneiras diferentes.
E falando sobre inspiração, Shawn James conta que suas profundas letras surgem de diversos meios. “Pode ser uma experiência de vida, ou um personagem ou história que inventei. Pode ser uma frase que eu criei com a qual me identifico e com a qual construí uma música. É realmente difícil definir exatamente.” E continua “As pessoas sempre me perguntam, letra ou música primeiro? Já fiz dos dois jeitos, mas o meu favorito é quando eles são feitos ao mesmo tempo de forma coesa, onde se influenciam mutuamente. Como uma frase pode influenciar o acorde ou como eu canto pode influenciar em que ponto o acorde é tocado.”
Para fechar nosso bate-papo, eu fiz a pergunta clássica: Você já viajou pelo mundo. Se você tivesse um Diário de Shows, qual seria a principal lembrança de algum show que gostaria de registrar aqui? E então, ele me respondeu que uma das suas lembranças favoritas foi tocar em Madri (Espanha), pela última vez em 2022. “A multidão estava tão barulhenta com os cantos que eu mal conseguia me ouvir cantando! A energia e a paixão do público são sempre surpreendentes para mim e criam as melhores lembranças para mim.”
Se a intensidade e entrega do público em seus shows é o que mais o surpreende e criam as melhores lembranças para Shawn James, com certeza a turnê que acontece em abril será inesquecível e ouso dizer, que pode superar esta última memória do cantor. Confira todos os detalhes sobre os shows de Shawn James no Brasil aqui no Diário de Shows.