Final de ano é uma correria danada mas pare um minutinho para ouvir esses lançamentos, você vai me agradecer depois!
LÖNA – Deluxe
LÖNA é composto Madelon and Danielle Bruinhof, irmãs gêmeas idênticas, e apesar de estarem envolvidas com música desde criança, foi após uma viagem em 2018 que resolveram criar a banda. Este mês elas lançaram seu primeiro EP intitulado “Deluxe”, onde por meio do dark-pop unindo-se aos sintetizadores, falam sobre o feminismo, o fim de relacionamentos, a marginalização de algumas mulheres consideradas “putas” e principalmente o apoio à comunidade LGBTQ+.
Na versão disponível no youtube, o EP conta com 8 faixas sendo as 3 últimas a versão em cordas dos singles mais tocados. Afinal, o estouro das irmãs se dá ao grande sucesso e aceitação da faixa ‘Girls’, sendo considerada uma ode às mulheres. Mas no spotify, estão disponíveis apenas 5 músicas.
O EP “Deluxe” começa com uma energia contagiante com uma forte presença dos sintetizadores, mas ao fim, com as últimas faixas especificamente gravadas apenas com instrumentos de corda e a voz, as irmãs finalizam seu primeiro trabalho de forma magistral. Eu particularmente trouxe o som delas para te apresentar porque fiquei apaixonada na versão orquestral dos 3 singles: ‘I Never Wanna See You Again’, ‘I Should Break Up With You’ e ‘Girl’. O segundo, respectivamente, ouvi no repeat até me perder no tempo.
As irmãs contam que suas influências musicais são Tove Lo, AURORA e Björk, mas eu também senti uma nota da Lorde se fazendo presente neste EP. Ouça agora o EP “Deluxe” e preste muita atenção no som de LÖNA, afinal em março de 2022, a faixa ‘I Should Break Up With You’ será trilha sonora de uma série norte-americana. Ah! E depois me conte se prefere a versão remixada ou de cordas como eu, combinado?
“LÖNA está aqui para lhe dar um bom banho de água fria para você perder sua raiva de tudo o que parece errado neste mundo. – XX LÖNA”
SIMON JELA – Safe Place
Este é um EP especial para aqueles que amam artistas como Harry Styles, Shawn Mendes e Ed Sheeran. Em “Safe Place”, Simon Jela expõe seus sentimentos de forma intimista e em outros momentos, com um pouco mais de energia que seu violão é capaz de produzir. Durante as 5 faixas, o cantor alemão cria um ambiente confortável com todo o seu talento, que nos faz querer ficar ouvindo sua voz suave o dia inteiro.
Sem muito esforço, Simon consegue criar letras pop sem muitos clichês e ainda sim, transmite toda a sua essência e o que se passa dentro da sua cabeça. E apesar do clima romântico que ele produz, em algumas faixas ele canta suas tristezas. “Eu conheço ataques de pânico, eu conheço fases de merda e depressivas, mas como isso ajuda os outros a transformar esses sentimentos em uma música muito negativa?” ele diz. Por isso, ele transforma suas composições em ritmos vibrantes.
O consolo aqui está muito mais em mostrar às pessoas que outras pessoas também se sentem uma merda às vezes – e que sua vida não precisa ser um cenário de glória no Instagram para ficar bem. Remover emoções inadequadas com o Photoshop? Simon Jela não oferece nada parecido.
O EP “Safe Place” é como um melhor amigo, que tá ali do seu lado quando você precisar. Ouça agora:
THE JONES TITLE – Birkenhead
O quarteto nova-iorquino The Jones Title é o tipo de banda que agrada todos os gostos, afinal, cada faixa do novo EP tem uma personalidade diferente. Mas, tudo ao redor do universo do rock ‘n roll. A primeira faixa que leva o título do EP, ‘Birkenhead’, tem uma introdução com um baixo evidente contrastando com a guitarra aguda que parece uma sirene e bateria bem marcada, e eu diria que foi inspirada em Aerial do System of a Down. O refrão cresce enérgico onde é quase impossível não comparar a voz do frontman Brian Detlefs com a do vocalista da banda Incubus – Brandon Boyd.
A segunda faixa do EP, ‘She Don’t Know’ é mais romântica, uma baladinha emocionante com solos de guitarras de arrepiar, até mesmo aqueles corações mais enrijecidos. E quando você tá quase se declarando para alguém, surge ‘Hear Me Out’ cheio de energia e com vocais mais pesados, para te trazer de volta à realidade! Impossível não sair pulando e gritando por aí com enquanto essa música está tocando! Quase um giro 360º de humor de um single para outro.
Para finalizar esse mix de emoções e sensações que o EP “Birkenhead” promove ao ouvinte, a banda finaliza com ‘Time’. Neste momento, eles apresentam guitarras mais trabalhadas, trazendo grande referência de nomes como Jimi Hendrix e até Led Zeppelin, onde o quarteto consegue criar uma música envolvente e agradável para os fãs. O que já era de se esperar, uma vez que a própria banda afirma que fazem o tipo de música que gostam de ouvir e por serem pessoas tão diferentes, mas com um amor em comum, o resultado gerado é essa miscigenação de gostos e influências musicais que tornam o som do The Jones Title tão particular.
LOVE GHOST – SaberToothed
O que esperar de um trabalho onde a banda teve como produtor, Danny Saber, que também já trabalhou com Rolling Stones, Marilyn Manson e David Bowie? No mínimo, você vai adicionar todas as 5 faixas na sua playlist favorita. Te apresento agora, a banda Love Ghost, que lançou recentemente o EP “SaberToothed”, para conquistar os ouvidos de todos os fãs de emo e rock alternativo.
As músicas apresentam seu som atual despojado dos elementos underground e trap, e é uma homenagem aos pioneiros do grunge dos anos 90.
O EP “SaberToothed” começa de forma densa. A primeira faixa intitulada ‘Tribe’ soa como desconfiança, o que Love Ghost relata em sua letra. Essa música é sobre se sentir traído por alguém que costumava ser próximo a você e aprender que você precisa ter cuidado em quem confia. Mas ela também não deixa de ser sensual, e vamos combinar que muitas das situações de traição, é exatamente a sensação de tentação que vem primeiro que nos leva à este resultado., não concorda?
A segunda faixa ‘Step in the Arena’ tem uma ansiedade nas guitarras que acompanham a voz eletrônica do vocalista. Aqui, o Love Ghost canta sobre como se defender quando as pessoas tentam derrubá-lo. Como uma disputa de rap, em diversos momentos a letra é falada ao invés de cantada.
Em seguida a banda canta sobre a sensação de se sentir excluído e marginalizado. ‘Hated’ alerta para o preço que se paga em se sentir assim e o quanto isso pode afetar a saúde mental da pessoa envolvida. “É difícil confiar” eles repetem no refrão, “Eu fui odiado por muito anos, me afogando em minhas lágrimas”.
Para finalizar, a banda não deixa de comentar sobre sobre um relacionamento tóxico e como é tão difícil ver algo que antes era bom virar ruim. ‘War, I Swear’ começa de forma encantadora e então vai crescendo de forma sombia. A banda é capaz de traduzir em sons todo o trajeto do relacionamento tóxico em seus acordes, inclusive retornando ao refrão divertido, como quando depois de uma briga, a pessoa te trata bem até o próximo surto.
Em “SaberToothed”, a banda retrata de diversas formas e melodias, as batalhas internas que se chocam dentro de todos nós, conforme encontramos nosso caminho pela vida.
AUDRI – Swan Song
Audri compôs e produziu seu terceiro EP “Swan Song” inteiro, sozinha. Segundo a cantora, ela não foca em um gênero específico, seu objetivo na música é contar histórias. Cada música coloca seu protagonista em uma situação de vida comum ou única e segue sua jornada, explorando a condição humana, as emoções, o comportamento e o poder de escolha.
A primeira faixa, ‘Dear Ramona’ é um folk nostálgico onde Audri recita seus sentimentos desabafando que cada vez que ela cita o nome de Ramona, ela deseja que ela a escute e no final, perde perdão. Em seguida, ela canta ‘Happening’, onde já podemos notar uma diferença no instrumental e na narrativa da canção. Aqui, a cantora mergulha de forma intensa em seus pensamentos e pergunta “O que está acontecendo?”.
Por fim, ela fecha o EP com ‘Relax’. Nesta faixa ela usa guitarras melancólicas que constatam com a letra alegre. Fechando a história com um final feliz e saltitante. O conselho de Audri nesta última faixa é que devemos esquecer os problemas, às vezes, a gente só precisa relaxar e se acalmar.
Vem se deliciar com esta história e principalmente, a voz singular de Audri:
Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA.
Quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!