#DIÁRIODESHOWSINDICA: 15 lançamentos para ouvir nessa segunda-feira – MUSOSOUP

Que tal começar a semana ouvindo música nova e de qualidade? Vem conhecer os artistas selecionados dessa última semana no MUSOSOUP!

THE ROD MOORE BAND – You Won’t Bring Me Down

A mensagem da música escrita por The Rod Moore Band é clara. ‘You Won’t Bring Me Down’ significa exatamente o que o título diz. O desabafo surgiu durante um dos períodos mais intensos em que o vocalista viveu em Toronto, durante a pandemia. Como uma puxada de ar para resgatar sua autoconfiança, Rod Moore compôs a faixa como um decreto de que nada iria derrubá-lo.

Sua inspiração sonora tem indícios de um grande apreço pelo trabalho de John Carpenter, produtor de cinema reconhecido por criar filmes do gênero terror e ficção científica. O single ‘You Won’t Bring Me Down’ tem riffs de tons únicos, capaz de deixar seu coração palpitando em uma velocidade acima do usual.

Ouça agora o novo lançamento de The Rod Moore Band, e quem sabe ela pode te ajudar a ter ânimo em tempos de guerra.

Open in Spotify

HEAVENLY FADED – Whales

Melancólica e animadora, esta é a definição do próprio vocalista e guitarrista da banda Heavenly Faded sobre o novo single ‘Whales’. Com características do pós-punk dos anos 80, a banda norte-americana é uma das novas promessas para a cena do rock alternativo atual.

A faixa apresenta uma letra profunda que leva o ouvinte a uma reflexão sobre a própria vida de forma emocionante. “Então você não tem ninguém para culpar / Limpe o caminho, só você permanece”. Chega a ser irônico como num piscar de olhos, tomamos a consciência de que somos os únicos responsáveis pela nossa trajetória de vida. Essa música tem o poder de te lembrar de que você está no controle. Mas também é você que decide o que fazer com isso.

O título do single em português significa baleias. Elas são representações simbólicas de autoridade, supremacia, sensibilidade, intuição e segurança. A banda Heavenly Faded conseguiu traduzir ao som do rock, todas essas características. Confira:

N4NOVEMBER – Dear Friend

O single ‘Dear Friend’ da banda de rock alternativo da Austrália é mais uma música que você, amante do emo, vai se viciar. Ela começa calma e sensível, e poucos segundos antes da intensidade do refrão, surgem algumas participações especiais dos sintetizadores dando um toque especial à composição.

Alex, o responsável pelo projeto N4NOVEMBER, é cantor, guitarrista e compositor. Ele conta que durante a pandemia, ele consumiu muitos filmes, músicas e programas de TV, o que contribuiu para criar seu primeiro lançamento ‘Dear Friends’.

“Se você tem amplo conhecimento sobre a cultura pop-cinema, talvez ouça algumas falas de alguns filmes e programas de TV. Isso é algo de que me orgulho na música, consegui implementar algumas citações da cultura pop de cinema de uma forma não contundente.” – declarou o artista.

Mas a letra também carrega assuntos mais sensíveis de saúde mental no qual Alex não quer expor completamente, e desabafa “se você descobrir e se identificar com a  letra espero que esteja bem e vamos superar essa luta.”

Open in Spotify

N4NOVEMBER tem uma mensagem especial para você: “tem tanta musica chegando, eu espero que você acompanhe a minha carreira, ouça e compartilhe.”

BIG MOUNTAIN COUNTY – What?

Big Mountain County é uma banda de rock alternativo de Roma, Itália! ‘O que eu posso fazer?/Hey me deixe sozinho e vá embora!’ são algumas das frases cantadas de forma intensa no single “What?”. Esta faixa é um grito e uma forma de liberação emocional, afirma a banda. E claro, no estilo punk rock.

A letra é sobre uma relação pessoal, centrada em alguém muito próximo que pode se tornar uma pessoa insuportável, levando-nos a uma reação definitiva. O famoso relacionamento ausivo,, que nem sempre precisa ser romântico. Até que você toma forças o suficiente para se livrar dessa situação.

Aperte o play e confira o groove do baixo, a bateria intensa e os vocais crus de Big Mountain County:

Open in Spotify

MICHY TREE – The Wire

Michy Tree conta que seu lançamento ‘The Wire’ é sobre como a mídia nos alimenta com mentiras, dando-nos essas falsas expectativas de nós mesmos nos dizendo como agir e olhar. Sua revolta tem som de guitarras estridentes, participação de sintetizadores e um refrão que fica ressoando na sua cabeça por horas depois de ouvir a música.

O single ‘The Wire’ é um mix de influências do rock alternativo, punk rock, e o new wave dos anos 80.

Open in Spotify

LUKE BLACK – Amsterdam

Luke Black é um artista em ascensão vindo de Čačak, uma cidade da Sérvia Central. Em seu novo single ‘Amsterdam’, ele expõe sua visão sobre a cidade mais procurada da Europa, no qual as pessoas buscam escapar da realidade.

Esta faixa eletrônica/pop é capaz de te levar para uma viagem psicodélica sem o uso de entorpecentes. A introdução ao som do piano acompanhando a voz de Luke é misteriosa, em seguida, o refrão surge com o beat perfeito para te envolver por completo.

Falando de Amsterdam’, Luke Black disse: “É um mecanismo de enfrentamento, uma fuga do mundo real para a fumaça e os espelhos da bela cidade”.

ECHO COAST – Symphony of Sound

Ano passado o cantor e compositor James Hobbs resolveu se aventurar na sua carreira criando o projeto Echo Coast. A inspiração para essa nova fase veio da sua experiência morando na costa sul da Inglaterra.

Visando expandir e testar novas composições musicais, o resultado alcançado foi algo surpreendente. O novo single ‘Symphony of Souns’ é uma mistura de indie, pop, grunge e até punk, que leva o ouvinte à uma diversidade de sensações sonoras em apenas 3:30 de música.

Literalmente, uma ‘Sinfonia de Sons’, como se cada gênero musical fosse um componente de uma orquestra. Não é à toa que este é o título da faixa recém lançada por James Hobbs como Echo Cost.

Open in Spotify

SCARLET MILL – 29 Palms

Após 35 anos de pausa, Jennifer Moesker (vocal, piano, synths) e Erik Verhoef (vocal, guitarra, baixo e bateria) se unem novamente com o nome Scarlet Mill.

A dupla de indie melódico e rock alternativo acaba de lançar o segundo single ’29 Palms’, quarta faixa do debut album ‘Chronicles’.

O single é uma balada com temas como desespero, resignação, arrependimento, amor e paixão, onde a voz grave de Erik contrasta com a suavidade e delicadeza de Jennifer. Como dois cowboys caminhando em direções opostas no velho oeste.

Em contrapartida, em cada palavra cantada por ele, temos a sensação de que sua intenção é atrair sua outra metade para mais perto de si. Definitivamente, ’29 Palms’ é uma faixa sedutora.

Open in Spotify

GMTA – About Last Night

GMTA é uma banda de rock alternativo/indie pop da Holanda. O nome, é a abreviação de ‘Great Minds Think Alike’ (Grandes Mentes Pensam Igual). A união desses dois jovens artistas foi capaz de criar uma faixa que me deixou apaixonada, apesar do tema não ser algo que desperta bons sentimentos.

A música que começa com um ritmo contagiante de palmas, tem como frase principal no refrão o desabafo de alguém que se sentiu um idiota durante toda a relação. E segue com o apelo: “Eu quero encontrar paz dentro de mim porque sei que posso ser o que era no final do dia”.

A faixa ‘About Last Night’ pode ser considerada trilha sonora na vida de muitas pessoas hoje em dia. Afinal, o golpe tá ai, né?

Open in Spotify

OPHELIA’S EYE – Speak Words of Destruction

Ophelia’s Eye é uma banda de metalcore da Suiça que acaba de lançar o segundo single ‘Spreak Words of Destruction’, faixa presente no EP, que será divulgado em breve. Com um belo gutural,, o vocalista canta sobre como a maioria dos problemas entre as pessoas derivam da falta de comunicação, ou da comunicação mal-sucedida, acompanhado de belos solos de guitarras em acordes progressivos extremamente emocionantes.

“Por meio de nossas músicas, os ouvintes também devem perder a conexão com a realidade – pelo menos por um tempo. Estamos totalmente motivados para fornecer metal moderno e altamente energético.” Declarou a banda.

Open in Spotify

WEAK TYRANT – Slide

A banda recém formada em Bern (Suiça), Weak Tryant é a nova sensação daqueles que amam o punk rock melódico com essência dos anos 90. O single ‘Slide’ é intenso em sua sonoridade fazendo o contraponto com a poesia, recitado de forma sentimental, onde a banda chama a atenção para temas como a sensação de perder sua essência durante o rumo que a vida segue, e o famoso overthinking que acompanha a nossa geração.

Seguindo a estrutura básica da composição emo/post-rock, a faixa de lançamento da banda precede o primeiro EP intitulado “To Be Pure”, previsto para 22 de outubro de 2021. Apesar de ser uma banda que acaba de estrear no cenário musical, seus integrantes já acumulam anos de experiências nos palcos, atuando em diversas outras bandas de metal, hard rock e stoner suíço.

Confesso que a introdução de ‘Slide’ me trouxe à memória grande parte de canções do Paramore. Então se você assim como eu, também ama esse estilo de rock alternativo, aperte o play e conheça agora a sua nova banda favorita, Weak Tyrant!

Open in Spotify

ABI MIA – Good Intentions

Abi Mia é uma cantora e compositora de Londres, que começou a compartilhar seu talento musical com o mundo em outubro de 2020! Agora, ela chega a marca de 8 singles lançados com a faixa ‘Good Intentions’, uma música pop comercial com elementos eletrônicos e uma personalidade romântica.

A vocalista conta que sua inspiração para compor ‘Good Intentions’ foi uma antiga amizade que parecia desequilibrada. Ela se deu conta de que quando mais precisava dos amigos, eles nunca estavam tão disponíveis quanto ela. A tal a da falta de reciprocidade ou realmente amizade. Aposto que você já passou por isso também (eu já e se não é o seu caso, considere-se uma pessoa de sorte).

“Espero que minha música ‘Good Intentions’ te capacite a lembrar que está sob seu controle se afastar das influências negativas em sua vida! Tenha um ótimo dia!” declarou Abi Mia.

Open in Spotify

MOTE – Bondage

Quem nunca pensou em largar tudo e se mudar para uma cidade nova e recomeçar do zero, que atire a primeira pedra. O cantor e compositor norte-americano tomou esse gole de coragem que muitas pessoas gostariam e semanas antes da pandemia estourar no mundo, MOTE iniciou sua nova vida em Berlim.

O estopim para esse fato foi o período de superação que o músico viveu após uma doença que quase o impediu de continuar aqui na Terra. A segunda chance de MOTE teve início na cidade alemã, e contribuiu para novos aprendizados e inspirações, que refletem em seu novo single ‘Bondage’.

A faixa é uma mistura de rock alternativo e indie padrão, mas apresenta algumas nuances não tão discretas de sintetizadores, deixando o beat da música intrigante e envolvente. Este é o primeiro de uma série de singles que o músico pretende lançar durante este semestre.

Open in Spotify

GAVIN CONWAY – Throw a Stone

Cada dia mais as canções que nascem com as características do indie rock alternativo têm conquistado o meu coração, ou melhor, os meus ouvidos. Talvez pela vibe nostálgica que elas me remetem. Afinal, seria impossível não comparar a melodia e até o timbre de voz desses novos talentos com (podemos chamar de velha guarda do indie rock?) Oasis.

Gavin Conway é cantor e compositor nativo de Dublin, e começou a sua carreira musical como DJ. Porém, desde criança ele gostava de tocar violão e arriscava suas próprias composições.

O single que acaba de chegar em diversas plataformas de streaming, ‘Throw a Stone’ é o marco na nova fase da carreira do artista. E sim, esse novo passo é resultado de muita reflexão e desejos internos que vieram à tona durante o ápice da pandemia.

“Tocar uma música que você escreveu para alguém é pessoal. É realmente especial e estou muito feliz por finalmente poder fazer isso.” – afirma Gavin.

Ouça agora o novo lançamento de Gavin Conway, ‘Throw a Stone’:

Open in Spotify

SOMBER DISTORTION – Burden

 Joni Petteri é a voz por trás do projeto SOMBER DISTORTION. O artista filandês de quase 30 anos,  conta que deu início ao projeto durante a pandemia e foi libertador. Mas mesmo assim, ele não gosta de assumir que foi um processo terapêutico.

O resultado completo será lançado em breve em um EP com seis faixas, intitulado “Primitive Skills”. O single ‘Burden’ é o primeiro trabalho divulgado de SOMBER DISTORTION e é capaz de cativar muitos fãs de grunge, garage rock e punk.

Afinal, o vocal gritado característico do gênero hardcore e as guitarras distorcidas podem se tornar o soundtrack de muitos brasileiros que sentem falta daquele bom e velho rolê da cena underground, principalmente de São Paulo.

Ouça ‘Burden’ e se transporte para aquele galpão à meia luz com cheiro de cerveja e histórias que nem sempre a gente recorda por completo, mas sabe que foi um rolê e tanto.

Open in Spotify

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA.

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator