#DIÁRIODESHOWSINDICA: 15 novos singles para você ouvir – MUSOSOUP

Ouça agora os melhores lançamentos via MUSOSOUP de bandas de rock, indie e pop contemporâneo.

English speaker? Read the article in english here. 

COLA GABLES – Bygone

Nós somos a soma de tudo aquilo que experienciamos durante a vida. Sejam elas positivas ou negativas. O escritor Besel van der Kolk escreveu um livro sobre esse tema, The Body Keeps the Score (O corpo guarda as marcas), e o cantor e compositor cubano-americano Erik Beruvides, resolveu transformar o tema em música.

‘Bygone’ é um dos singles do projeto de Erik, intitulado Coral Gables. Nesta faixa indie rock, ele canta sobre uma amizade perdida e como o corpo armazena os traumas.

“A música é uma compreensão de que o presente é sempre influenciado pelo passado, mas ainda precisamos seguir em frente.” Declarou o artista. Em contraste, a música de ‘Bygone’ é leve e fluente, tendo influência do pop acústico, música ambiente e americana.

Open in Spotify

DREAM EYES – Heaven

Collins é a voz por trás de Dream Eyes. Em 2019 ele sofreu um acidente de moto e uma das consequências foi a paralisação do seu braço durante muito tempo. Ele já tocava violão e agora precisava se readaptar para continuar fazendo música. Foi assim que ele aderiu aos sintetizadores que fazem parte da composição de ‘Heaven’, seu quarto single em menos de um ano.

‘Heaven’ carrega doçura em seu instrumental, enquanto a voz de Collins faz o contraponto trazendo a frustração por viver em meio à um devaneio. “Eu quero me afastar desse lugar de sonho”, conta.

Open in Spotify

LONGLIGHT – Alara

Longlight é a união de 2 músicos peculiares. A voz de William é tão expressiva e intensa, que é impossível você não sentir toda a emoção que ele transmite em cada nota cantada. Quem acompanha com maestria este talento, são os arranjos feitos por Lucas Pollo. O resultado disso fica nas mãos do produtor musical Danny Allin, responsável por guiar a banda por caminhos inusitados.

O single foi criado de forma romântica, embaixo da luz das lanternas do estúdio em Londres. “‘ALARA’ se tornou um símbolo para os relacionamentos que nutrem a experiência humana e uma promessa de estar lá para as pessoas, não importa o que aconteça.” – declarou a dupla.

Vem se apaixonar pela faixa pop romântica de Longlight:

Open in Spotify

KID APOLLO – Wrong Foot Forward

Os primeiros minutos de ‘Wrong Foot Forward’ é extremamente melódico e dramático. Então, aquela pegada mais animada do indie começa a surgir de forma crescente.

A história contada por Kid Apollo é sobre a frustração e aceitação relutante de não estar onde gostaria na vida. Quem nunca sentiu isso, que atire a primeira pedra! Ainda mais depois desse hiato de vida que sofremos por causa da pandemia. Algumas pessoas precisaram dar uma pausa enquanto outras realmente voltaram algumas casas no jogo da vida.

A faixa apresenta o DNA de bandas indie do final dos anos 90, como Arctic Monkeys e Vampire Weekend, enquanto mistura tons de contemporâneos mais modernos, como Dayglow ou Kynsy. Essa mistura é capaz de fazer a gente se sentir menos pior diante dos objetivos não alcançados da vida. Como uma reunião na mesa de bar com os amigos pra gente rir da desgraça, sabe? Hahah.

“É melódico e viciante, mas também sincero e honesto.” – Kid Apollo.

Open in Spotify

CRITIKILCONDITION – LeadtheWay

“LeadtheWay surgiu em um momento da minha vida em que eu precisava de orientação em mais de um aspecto e queria que meu retorno à música fosse significativo e poderoso. Essa música traz muitas influências do rock dos anos 90 e eu sinto que ela captura a essência daquela época com uma letra gritante e direta. O propósito desse novo som que eu sinto que minha banda e eu estamos explorando serve como um toque moderno em um som icônico.” – Declarou Rylan.

O single de Critikilcondition fala sobre relacionamento amoroso e demostra em sua melodia, o pensamento denso que pairava sobre sua cabeça. O baixo forte e os elementos do grunge deixam uma sensação de preocupação, ou principalmente, uma forte reflexão sobre o que é o amor.

Rylan conta que compôs ‘LeadtheWay’ enquanto estava em um relacionamento sério e demorou 2 anos para finalmente gravar. “Esta música é vital para as pessoas na mesma situação em que eu estava quando o escrevi, para que entendam que o amor verdadeiro não foge de você, não o faz questionar o que você merece ou tomar o que pode obter. Essa música serve de conforto em meio ao desconforto.”

Open in Spotify

AURA DAVIS – What You Love?

Se uma mulher nunca foi chamada de louca pelo cara que ela estava saindo, ela não mexeu o suficiente com o coração e a cabeça dele. É por isso que após ouvir esse tipo de boato sobre si, que Aura Davis desabafou de forma visceral em apenas 20 minutos, seu recente single ‘What You Love?’.

Ela é extremamente influenciada por rock progressivo e melancólico. Neste single, a cantora seduz o ouvinte com seu belo timbre acompanhado de alguns elementos do indie rock. Mas ao mesmo tempo, você consegue sentir o desprezo em suas rimas. Diversas vezes, Aura canta do fundo da sua alma “eu sou uma mulher louca, mas é isso que você ama em mim”, de forma provocativa, dando voz a diversas mulheres que também já vivenciaram esta história.

Open in Spotify

ABI MUIR – Still The Same

Abi Muir é uma jovem cantora que vem conquistando muitos elogios de profissionais renomados do cenário musical da Austrália, e muitos artistas resolveram se juntar à cantora de forma voluntária para poder ajudar a alavancar a carreira dela. Muitos que ouvem Abi Muir cantar, dizem que ela é uma mistura de Ariana Grande com Billie Eilish. Será que você vai dizer o mesmo?

O single ‘Still The Same’ precede o primeiro álbum da cantora, previsto para ser lançado no começo de 2022. A faixa com vibe indie-pop conta a história de uma pessoa que reencontra um antigo amor, fazendo uso de cordas dramáticas com uma poderosa linha de bateria e piano que apoiam os vocais emotivos, comunicando o sentimento que se tem quando percebemos a passagem do tempo e os efeitos da mudança.

Abi Muir descreve a inspiração para o single como, “Foi inspirada por um livro que eu li onde o personagem se tornou imortal e viveu muitas vidas diferentes, mas ainda assim foi a mudança, enquanto você, como observador, sente o mesmo, parado no tempo. “

Open in Spotify

DELTA – Hey You

Delta é um artista nascido e criado na Grécia. Seu primeiro instrumento foi um piano e na adolescência, ele se apaixonou pela guitarra. E foi assim que durante a faculdade em Londres, ele experimentou o cenário underground do rock inglês. Hoje, ele reuniu toda essa bagagem e deu início à sua carreira solo, demonstrando ao público toda sua metamorfose até o momento e sem se apegar a rótulos e gêneros. Delta exibe o seu eu autêntico em seu novo single.

“Hey You é sobre acreditar que a pessoa que você admirava ainda está lá, no fundo, mas precisa encontrar uma maneira de chegar e se reconectar com a pessoa que você conhecia.” – declarou o cantor que abusa da sua potência vocal unido ao brilho máximo do seu piano para emocionar o ouvinte.

Open in Spotify

CLOUD CARAVAN – Separation

É unânime o conceito de que relacionamento é um desafio e isso acabou se tornando algo ainda mais difícil durante a pandemia. Enquanto muitos casais e famílias não aguentavam mais ficar enclausurados durante o lockdown, houve aqueles que sofreram por tentar manter a chama acesa mesmo com a distância física. E diante deste dilema, a banda Cloud Caravan compôs seu segundo single, ‘Separation’.

A faixa tem uma introdução instrumental com um baixo notável e elementos eletrônicos estridentes, que nos leva até os anos 70. Então, a voz de Harry trás aquela sensação confortável da música indie. E assim, ‘Separation’ caminha oscilando entre o eletrônico e o indie pop, deixando claro suas influências de bandas como The 1975, REM e Joy Division.

“Agradeço muito a Letícia por se oferecer para fazer uma cobertura sobre nossa música no Diário de Shows, e realmente espero que os ouvintes do Brasil gostem de uma faixa que está em nossos corações! Nós valorizamos muito quem se arrisca conhecer nossa música, ainda mais quando eles estão tão longe de nós :)) Muito obrigado e divirta-se! Cloud Caravan.”

Open in Spotify

GLI INCUBI DI FREUD – Migliore Attore Non Protagonista

Pra quem curte um rock alternativo com uma pegada mais punk, eu apresento a banda italiana Gli Incubi di Freud que surgiu durante a pandemia, quando Joshua finalmente decidiu compartilhar com o mundo o seu talento. Foram anos de composições engavetadas que agora veem à tona para a alegria geral dos rockeiros.

E a banda já avisa que uso de termos psicoterapêuticos não é acidental: o conceito e os temas do grupo surgem da experiência em primeira pessoa do cantor, acompanhando as sessões em estúdio por meio da música.

Apesar dos riffs acelerados, a letra de ‘Migliore Attore Non Protagonista’ é sombria e traduz todo o sentimento de desilusão que o vocalista estava enfrentando em sua vida. Mas durante o desenvolvimento do single, há uma clara mudança de tom, ritmo e perspectiva, para simbolizar um renascimento há muito esperado e desejado.

“A vida pode ser muito difícil, mas persistir na busca de boas interpretações para a própria realização é sempre a melhor coisa a fazer e desejar.” – declarou o vocalista.

Open in Spotify

IRYS – Ride or Die

O mais novo lançamento da cantora IRYS intitulado ‘Ride or Die’ é sobre um relacionamento tóxico. O auto-relato é um desabafo, mas também tem um objetivo muito maior, ajudar outras mulheres que também passam/passaram por esta situação a não se sentirem intimidadas.

 “Ao escrever sobre isso, tento processar minha experiência e também posso mostrar a outras pessoas que tiveram uma experiência semelhante que elas não estão sozinhas.” – declarou a cantora e afirmou com total convicção “Eu não quero ficar em silêncio”.

Apesar do tema denso, a faixa eletrônica é extremamente envolvente.  ‘Ride or Die’ é uma mistura de pop com gótico onde IRYS consegue traduzir por meio dos sintetizadores, como o outro te seduz e ainda te faz ficar confusa com a situação. Chega a ser angustiante a vontade de sair correndo, mas ao mesmo tempo, você quer se deliciar daquele momento mais um pouco.

Open in Spotify

BRICK BLAIR – On The Zooms

Antes de prestar atenção na letra de ‘On The Zooms’, confesso que quis conhecer um pouco melhor quem era Brick Blair e do que se tratava seu novo single pelo instrumental tão sensível e sua voz sincera. Quando entrei em contato com Brick, ele me contou algo surpreendente. A música foi feita para sua ex-namorada BRASILEIRA. Por essa eu não esperava, respondi surpresa a ele hahah.

O cantor norte-americano havia iniciado um relacionamento com uma moça de Porto Alegre que estava morando nos Estados Unidos no começo da pandemia, e como muitas coisas não duraram neste período, a história deles também teve um fim.

O romance é narrado no estilo folk pop, e se você fechar os olhos ao ouvir, consegue assistir todas as cenas narradas como se fosse um filme romântico sem final feliz. Uma vibe ‘500 dias com ela’, sabe?

“Fiz um show em um teatro off-Broadway. Convidei meus amigos e familiares. Eu a convidei. Eu disse a ela que sentia muito não poder dar a ela o que ela precisava na vida ou na morte de nosso relacionamento. Eu disse valorizava ela e o tempo que passamos juntos e que queria que ela fosse presente na minha vida. Eu perguntei se ela achava que isso era possível. Sua resposta não foi amorfa ou elíptica: “Não, obrigada.”

Open in Spotify

HANNA GRACE – Foxgloves

Hanna Grace trás em seu novo single ‘Foxgloves’ o conceito do dark unido ao eletrônico, com a intenção de que seus ouvintes sentissem vontade de dançar mesmo diante de temas pesados da vida. Para ilustrar essa dualidade, ela representa no videoclipe uma jovem alternativa e uma bruxa. “Queria escrever uma música sobre quando esperam que você sorria mesmo quando as coisas não estão bem.” – declarou a cantora.

Influenciada por bandas como The Beatles, Coldplay, Fiona Apple and Feeder, ela conta que sonha em fazer seus fãs sentirem arrepios quando ouvem sua música, assim como ela sente quando toca seus artistas favoritos.

Desde o início de ‘Foxgloves’ o beat é intenso e marcante, contrastando com a voz sombria de Hanna. Te garanto que o refrão vai ficar preso na sua cabeça como um looping.

Open in Spotify

ROFI JAMES – Berlin Wall

Rofi James lança mais um single e agora canta sobre o desejo de escapar da rotina monótona e dos problemas diários da vida durante uma pandemia. Nas próprias palavras da banda, “Berlin Wall significa fugir de tudo, ansiando por uma pausa na rotina diária que vivemos quando está trancado, o ambiente familiar e a rotina diária de viver em uma pandemia para escapar da esperança de ter outro vislumbre de normalidade “.

O ritmo acelerado leve o ouvinte a despertar uma sensação de liberdade, enquanto o refrão é perfeito para aquele momento no show em que o público todo sai do chão, pulando enlouquecidamente, sabe?

‘Berlin Wall’ é um dos singles de divulgação do álbum de estreia de Rofi James, previsto para 2022!

Open in Spotify

JAKE BRACEY & THE MOUNTAIN LAURELS – Drag

Sabe quando a gente vai num pub e a trilha sonora deixa a noite mágica? Ou você pensa “uau, que voz!”? Pois é essa a sensação que tive quando conheci o novo single de Jake Bracey & The Mountain Laurels, “Drag”.

Não é à toa, afinal ele se apresentou durante 10 anos nesses bares e em 2019 lançou seu primeiro EP, “Asleep on a Highway”. Durante a pandemia, Jake trabalhou muito com seus colegas para lançar a nova coletânea de LPs, no qual ‘Drag’ é o segundo single de lançamento.

“O trecho de cada música do disco é uma série de memórias instantâneas às quais eu (Jake) me apeguei e que me levaram ao meu lugar na vida. Altos e baixos como todo mundo. Mas esta é minha tentativa honesta de contar as histórias dos momentos que me fizeram ser quem eu sou agora.” – declarou o cantor.

Open in Spotify

Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA. 

Quer ver sua música nessa lista? Clique aqui e faça parte do MUSOSOUP!

Esta cobertura foi criada em colaboração com MUSOSOUP como parte do movimento #SustainableCurator.