Vem conhecer os lançamentos de artistas independentes de bandas de rock, pop e até folk.
English speaker? Read the article in english here.
RIHA – Where’d She Go?
O som de Riha une a cultura indiana e canadense. Atualmente ela reside em Toronto e atua como freelancer em empresas emergentes na produção de faixas no estilo deep house distribuídas em plataformas como o Spotify, e com curadoria de listas de reprodução como a BBC One e Rolling Stone India.
Este é o single de estreia de Riha, onde a cantora e compositora mistura elementos do indie, pop e R&B, que permite uma sonoridade extremamente comercial capaz de envolver o ouvido de maneira leve e agradável. Segundo a cantora, esta faixa foi criada em colaboração com diversos músicos da cena indie, totalmente online.
“Where’d She Go? foi escrito sobre como gastamos nosso tempo durante a pandemia e como todos nós estamos procurando maneiras de nos sentirmos como nós mesmos, novamente, após o isolamento.” – declarou Riha.
HA1LEY – Seltzer
Ha1ley confessa que escreveu ‘Seltzer’ para lembrar a si mesma e todo mundo que não há beleza em se sentir inferior apenas para que os outros não se sintam mal com o seu sucesso. “Seja tão dramático quanto quiser ser” ela desabafa orgulhosa, afinal, essa canção foi completamente feita por ela mesma. “Eu escrevi, gravei, produzi e mixei por conta própria”.
Com letras sem remorso, vocais emocionantes, batidas contundentes e drama cinematográfico, a cantora revela diferentes lados de si mesma e de seu público por meio de personagens de sua própria criação. Ela usa coreografia poderosa, melodias arrebatadoras e narrativas vulneráveis para comunicar a alegria de ser ousada.
O carisma ousado de ‘Seltzer’ transmite a mensagem: ocupe todo o espaço que desejar, em qualquer sala que desejar.
MIKE ROBERT – One To Another
Mike Robert é um cantor Israelense que lançou recentemente o álbum “Hiring Mistakes” onde o single ‘One To Another’ compõe a tracklist. Esta é uma faixa emocionante, digna de trilha sonora de filmes sobre o amor. Apesar, que o tema apresentado nesta canção é a vivencia do ciclo repetitivo onde o ruim se torna bom e então se transforma em uma experiência ruim novamente, para então, mais uma vez ser algo gostoso de experimentar.
O próprio cantor declara que “Esta música vai te dar arrepios, quebrar você em pedaços e quebrar seu coração como nunca antes”. E ele não mediu esforços para conseguir isso. “Às vezes, o coração precisa ser quebrado e o sentimento precisa ser sentido”– ele completa.
Se você estiver psicologicamente preparado, ouça o single ‘One To Another’, eu recomendo (afinal, eu amo uma sofrência, né?! Haha)
RALEÿELL – Let Them Stare
Raleÿell foi capaz de cantar praticamente um mantra com tanta doçura em ‘Let Them Stare’, e ela mesma declarou que deseja que essa música seja uma pausa confortável para o ouvinte.
O single ‘Let Them Stare’ apresenta referências sonoras dos anos 2000 e trás elementos do pop, indie e alternativo. A introdução é suave como uma canção de ninar, (acredito que seja um xilofone) e então a voz de Raleÿell surge com uma presença marcante, que te leva a um estado relaxante.
Conheça agora o talento da cantora que também é de Israel, Raleÿell:
CURTIS CULLEY – Strip It Back
Influenciado por artistas como Ed Sheeran, Daughtry, Jon Bellion, o cantor e produtor inglês Curtis Culley acaba de lançar seu terceiro single ‘Strip It Back’. Segundo o artista, seu novo trabalho apresenta uma mudança em relação ao seu estilo de escrita tradicional. “Tem uma linha de baixo cativante e uma vibração divertida e irônica.” – ele diz.
Culley conta que ‘Strip It Back’ é sobre um relacionamento inventado entre dois ex-amantes que sempre voltam um para o outro. E afirma “ela vai te fazer querer dançar”.
Ouça agora o novo single de Curtis Culley:
PEDRO SAMP – Harlequeem
Dando continuidade nas faixas estilo soft, vamos dizer assim, chega à vez de dar play no single ‘Harlequeem’ do guitarrista e compositor Pedro Samp. Ele que é apaixonado por filmes e já tem uma carreira sólida no ramo de escrever trilhas sonoras para o cinema convencional desde os seus 19 anos, acaba de lançar seu novo trabalho onde foi o responsável pela gravação de todos os instrumentos e voz.
Atualmente ele está em busca da vida por melodias capazes de trazer sorrisos, prazer, lágrimas e alegria. Neste single, Pedro mescla R&B, Pop, Bossa Nova e Música Eletrônica. Está surpreso com a referência da Bossa Nova? Pedro nasceu no Rio de Janeiro, mas tem família inglesa e atualmente mora em Londres!
Influenciado por bandas como The Police, to Eric Clapton, Simply Red and Dire Straits, o multi-instrumentista declarou que a maioria de suas composições falam sobre ele mesmo e as pessoas ao seu redor.
Ouça agora o single ‘Harlequeem’:
COLLEGE ELITE – Trouble
College Elite é uma banda de indie/rock alternativo de Manchester/UK. A sonoridade da banda é bem característica da cena underground, daquele tipo que aqui em São Paulo, fariam shows no Hangar, sabe? Ou seja, o rock melódico que a gente ama.
O single ‘Trouble’, lançado em setembro de 2021, apresenta guitarra em camadas, vocal cru e um refrão chiclete. Esse é um trabalho auto-produzido, onde o College Elite se inspirou na história de uma viagem de carro do vocalista com alguém importante do seu passado.
Aperte o play e cante comigo e com o College Elite “I’m no trouble you know that I’m no good”:
AURA DAVIS – Unbroken
Desde os 9 anos de idade, Aura Davis escreve poemas e romances. Mas só aos 22 anos ela retomou suas atividades artísticas e agora, acaba de lançar o single ‘Unbroken’, uma faixa indie pop melódico com influências do rock anos 90.
Neste momento da sua carreira, ela está mais sombria, forte, honesta e muito mais ela mesma do que nunca. “Tenho basicamente duas personalidades”, explica rindo. “Por um lado, todos podemos concordar com o fato de que há uma certa quantidade de narcisismo envolvido, mas, por outro lado, sou uma pessoa muito introvertida quando se trata de abertura, tipo, posso compartilhar muito, mas quase nunca espero nada em troca “. Declarou Aura Davis.
Ouça agora a faixa ‘Unbroken’:
CHAOSBAY – Lonely People
Em 2018 a banda Chaosbay se apresentou com nova formação e recentemente, lançaram o single que precede o EP “Boxes”, com previsão de estreia ainda este ano. A banda é conhecida pela sua qualidade sonora, performance impecável e letras criativas no cenário do metal progressivo de Berlim/Alemanhã.
Chaosbay já foi comparado com grandes bandas do cenário como Periphery, Tesseract, mas também Opeth, Porcupine Tree e Dream Theater. Em seu novo single, mais pesado que os trabalhos anteriores, mas sem perder o talento que cativa os fãs, a banda trata sobre o lado sombrio da vida no espaço digital, trazendo um rock moderno capaz de agradar os ouvintes do mundo inteiro.
Já adiciona ‘Lonely People’ na sua playlist e preste atenção nas redes sociais da banda, afinal, depois do hiato em que focaram nas respectivas carreiras solos, eles prometem voltar com tudo agora!
RICCARDO MOCCIA – Freewill
Para os fãs de Death Metal, eu apresento o italiano Riccardo Moccia e seu novo single recheado de vocal grutual ‘Freewill’. A faixa presente no álbum “Sensed”, fala sobre a evolução do universo do ponto de vista de um Ser de Luz. É o rock da Nova Era, para quem é místico, se situar.
Este é um trabalho extremamente conceitual e fora do padrão. Da mesma forma que ele soa agressivo, Riccardo Moccia também utiliza elementos do canto harmônico, cantos mongóis, indianos e japoneses, permitindo o nascimento de um Death Metal um tanto quanto, peculiar e meditativo.
Ficou curioso? Ouça agora o single ‘Freewill’ o recente lançamento de Riccardo Moccia:
YON IDY – My Fire
Depois de um breve hiato em sua carreira, o cantor Yon Idy (Skopje /Macedônia) retoma suas atividades com o single ‘My Fire’. Apesar do nome quente, a faixa é suave e intimista, entrando para o setlist de músicas indie pop deliciosas de se escutar enquanto relaxa.
Mas a história que deu início à canção foi uma vivência onde Yon Idy estava se sentindo frustrado com sua carreira, apesar de acreditar que a música seria sua parceira para o resto da vida. Então, como um ombro amigo para si mesmo, ele compôs essa letra de encorajamento e agora compartilha com o mundo inteiro!
MEEKING – Taking Hits
Um trio de amigos que dos 13 até os 20 anos resolveram montar uma banda, depois decidiram seguir rumos diferentes, mas então, perceberam que o que faz o coração vibrar mesmo é quando eles estão fazendo música juntos, se chama Meeking.
Influenciados por bandas como Pearl Jam, Incubus Pink Floyd, Kings of Leon e todo o hall da fama do grunge anos 90, eles lançaram o single ‘Taking Hits’ que completa a história da faixa divulgada anteriormente, ‘All In’. Ambos, carregam em suas letras, a reflexão sobre perseverança e saúde mental.
“Esperamos que essas músicas deem às pessoas a energia de que precisam para sair de qualquer lugar escuro em que possam estar se escondendo … Ou, apenas espero que gostem dos riffs matadores!” – declarou a banda.
KILL’EM CHARLIE – Hazey
A banda Kill’em Charlie tem uma pegada indie e garage rock anos 90. ‘Hazey’ é o primeiro single lançado após do EP de estreia “I Hope This Works for You, ‘Cause It Does For Me” em outubro de 2020, que já demonstra uma evolução e amadurecimento de suas composições.
O quinteto está trabalho bastante para conquistar seu espaço na cena indie atrair o público que também curte bandas como Arctic Monkeys, The Strokes, Franz Ferdinand e Catfish and Bottleman. Se você curte melodias como dessas bandas, com certeza vai simpatizar com o som do Kill’em Charlie!
Curtiu? Todas essas músicas estão na playlist oficial do Diário de Shows no Spotify! #DiáriodeShowsINDICA.