O concurso musical aconteceu no último sábado (06) e teve a participação de 4 bandas autorais.
O Autoral Brasil Kiss FM é um programa apresentado por Paul Martins e Marcel Costa, onde as bandas autorais de tem um espaço para promover o seu som em uma das maiores rádios de São Paulo, a famosa Kiss Fm. Mas como todo mundo sonha em tocar no “radin” (desculpa, eu não consigo não parafrasear Raimundos nessa hora hahah), a procura é enorme, e a produção resolveu criar um concurso onde os músicos pudessem apresentar o seu trabalho de outra forma, além da rádio.
No dia 06 de novembro de 2021, o St. Paul’s Pub localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, foi palco para a final da 1ª Edição do Concurso Grand Prix Autoral Brasil Kiss FM, onde 4 bandas após várias etapas de 500 selecionados, deram o seu melhor para conquistar um espaço na rádio e diversos outros prêmios. Entretanto, quem saiu ganhando mesmo nesse dia foi o público, com toda a diversão proporcionada e música de extrema qualidade.
“Vocês vieram aqui torcer para a banda favorita de vocês mas a diversão vai ser para todo mundo hoje” – declarou o vocalista da banda Mokshers, Marcus, que também deixou evidente a importância de um projeto como o Autoral Brasil para ajudar a cena da música independente no país. “A cena autoral precisa ter alguém por trás colocando um selo, como a Kiss Fm. Um festival como este é importantíssimo, a gente já participou de vários festivais de bares, só que tem menos impacto.”
Foi uma decisão muito difícil para o corpo de jurados, todas as quatro finalistas fizeram apresentações capazes de tirar o público do chão a noite inteira. Dentre os critérios para classificar o vencedor, estavam:
- Execução Instrumental
- Execução Vocal
- Figurino
- Performance
Como eu já dei o spoiler no título desta matéria, quem venceu foi a banda O Projeto. Mas preciso deixar muito claro aqui que a disputa foi acirradíssima. Em quarto lugar ficou a bandar Mokshers, seguido da jovem de apenas 15 anos e nova sensação do rock nacional Ciça Moreira, e o vice-campeão, foi a banda Loss.
Conversei um pouco com as bandas e O Projeto me contou sobre a expectativa para os próximos meses, agora que levaram o prêmio para casa!
“A ideia agora é fazer cada vez mais shows e mostrar pra cada vez mais pessoas o que a gente toca. Muito da nossa ideia é tocar o que a gente queria ouvir em bandas brasileiras. A gente é muito fã de Arctic Monkeys, Two Door Cinema Club, Foals, Franz Ferdinand, e a gente tem vontade de pegar esses elementos e trazer para a música brasileira. O público existe, pelo tanto de balada indie que existe no país todo.”
Uma coisa que eu achei muito legal de ouvir de todas as bandas foi que apesar de ser um concurso, todos deixaram de lado aquela energia de disputa e aproveitaram para fazer networking e admirar o trabalho dos artistas que não conheciam.
“Essa questão de concurso entre bandas, algumas pessoas veem como competição e algo que não é muito saudável, mas eu não vejo assim. Eu acho que é uma troca de experiência como festivais em que você tem a oportunidade de conhecer bandas diferentes, que trabalham de formas diferentes. E eu conheci bandas fantásticas tocando em São Paulo nesses dias das eliminatórias, das finais. Então, foi muito legal e a gente ficou honrado.” – declarou o Marcelo (vocalista e baixista da banda Loss).
A cantora Ciça Moreira, que também já participou do “Canta Comigo Teen” da Record, foi a responsável por abrir a noite da final do Grand Prix Autoral Brasil e estava extremamente tranquila. Ela ainda está no colégio, mas apresenta uma consciência bem madura sobre suas responsabilidades e as exigências que são necessárias para equilibrar a vida pessoal e a de rockstar. Na noite de sábado, independente do resultado, ela disse que estava se divertindo e sabia que aquele momento era um degrau na construção da sua tão sonhada carreira.
Momentos antes de anunciar o vencedor, o apresentador do programa Paul Martins fez uma declaração emocionante e apontou questões importantes sobre o mercado musical, que são dicas de ouro! “Invistam na cultura da música, da arte, porque a arte transforma. Eu também tenho minha banda, meu sonho e a gente tem que ir junto. A gente tá falando de carreira e de gestão, não adianta tocar na Kiss e não ter uma turnê, ou pagar divulgação. Precisa ter planejamento interno. Vocês tem que ter estratégia de produto. O produto é você, então faça seu som, faça o rock viver. Eu vivo vocês, há chances em vocês e a hora é agora”.
A banda O Projeto, vencedora da 1ª Edição do Grand Prix Autoral Brasil Kiss Fm se apresenta dia 10 de dezembro no programa Kiss Club. Acompanhe os detalhes pelo instagram.
Se você tem banda, ou conhece alguém que faz música autoral, envie essa matéria e avise que ano que vem tem mais uma edição! Segundo o apresentador do programa Kiss My Ass e idealizador do concurso, Rafa Dami, para se inscrever precisa apresentar uma gravação de qualidade e a performance nas redes sociais.
Preparem-se, você pode ser a próxima banda a vencer o Grand Prix Autoral Brasil e tocar para mais de 80 mil pessoas por MINUTO!