Imagem: Brian Catelle
Neste trabalho a banda explora temas filosóficos e exibe uma nova sonoridade
Em 2 de junho, a banda de metalcore californiana lançou seu oitavo álbum de estúdio pela Warner Records. O trabalho traz o single Nobody, que alcançou o Top 5 na Rock Radio em Los Angeles. Escrito e gravado ao longo de quatro anos, o álbum foi inspirado em grande parte na filosofia de Albert Camus, em que podemos observar temas como o absurdo e o existencialismo. Entre as palhetas acústicas leves que abrem “Game Over” e os sons teatrais de piano da faixa-título de encerramento, A7X torce, vira e se contorce através de compassos variados. Menos prog e mais heavy, Life Is But a Dream… mostra um distanciamento interessante da sonoridade do seu antecessor, The Stage (2016).
A tensão, o groove e a dinâmica do single Nobody refletem a intensidade que alimenta cada uma das 11 faixas do álbum. O tom harmonioso da banda brilha no prog-metal épico Cosmic, enquanto seus impulsos experimentais iluminam (O)rdinary e a poderosa (Death).
Em outro momento, a banda apresenta uma produção esmagadora e guitarras lamentosas na emocionante canção We Love You. A música retrata o sentimento forçado que a sociedade nos leva a consumir, esticar e esvaziar tudo o que pudermos, ocasionando nossa própria queda.
Com Life Is But a Dream…, a banda continua a provar que está bem à frente do nosso tempo. Synyster Gates (guitarra) se consolida como um excelente músico, tocando diversos instrumentos na gravação, incluindo belas passagens de piano. Sempre na vanguarda da música e da tecnologia, o grupo fez parceria com a Berify para incluir uma etiqueta NFC com conteúdo bônus em todos os CDs, vinil, cassetes e mercadorias oficiais vendidas no Portal A7XWorld. Além disso, a arte da capa em estilo sketch e a embalagem são do renomado artista Wes Lang.
Até o momento, o Avenged Sevenfold vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo mundo e conquistou dois primeiros lugares na Billboard 200 com Nightmare (2010) e seu sucessor Hail To The King (2013), em conjunto com mais de 1 bilhão de visualizações nos vídeos do YouTube e streams no Spotify. Com a chegada de Life Is But a Dream…, a banda formada por M.Shadows (vocal), Synyster Gates e Zacky Vengeance (guitarras), Johnny Christ (baixo) e Brooks Wackerman (bateria) se estabelece como uma das maiores bandas de metal do século.