O lançamento será em estilo turnê e promete uma experiência única para os fãs.
Foram mais de 2 anos produzindo o documentário, que começou a ser gravado por Andreson Bellini ainda quando Andre Matos estava vivo. O primo do cantor e publicitário, Eco Moliterno, conta que a família de Andre recebeu inúmeras propostas de produção de material póstumos, mas como Anderson já havia dado início às gravações e seguia de acordo com a opinião de Andre, eles se uniram para criar “Andre Matos – Maestro do Rock”, que será dividido em 4 filmes.
A participação de Eco nesta produção auxiliou Anderson a guiar a historia da melhor forma possível, retratando como Andre era em sua essência. Durante as pesquisas, acabaram descobrindo juntos várias imagens que o pai do maestro, fotógrafo, registrou e até então, era desconhecido para muitos membros da própria família.
O documentário “Andre Matos – Maestro do Rock” é uma produção independente. Até o momento, ninguém da equipe, familiares e os colaboradores receberam pagamento e toda a renda para a gravação veio de doações, incluindo crowdfounding organizado pelos fãs.
“Andre sempre foi muito recluso. Ele nunca gostou de se mostrar como celebridade. Ele sempre quis focar na música.” – relata o primo, e complementa: ” o documentário mostra um lado que ninguém conhecia de Andre. A humildade, as origens…ele era humilde e ser famoso era como um pedágio. Ele só queria mostrar a música dele!”
A estrutura do documentário é dividida em atos como em uma peça orquestral. O primeiro ato de “Andre Matos – Maestro do Rock” conta a vida particular e trajetória do músico com a banda Viper, ainda adolescente. Apesar do filme inteiro ser segmentado em 4 partes, elas não são focadas nas bandas no qual Andre atuou e sim na vida do maestro durante esses períodos.
Segundo a produção, ” O filme trás muitos esclarecimentos dessa época. É um material para os fãs e não para o publico geral. Para ser para um fã precisa ser extremamente detalhado e por isso são 4 filmes de quase 2 horas.”
Foi uma imensidão de material reunido até o momento. “São mais de 20 Teras”, conta Bellini. Claro que muitos fãs vão querer levar esses registros para casa mas até o momento, o documentário será exibido exclusivamente em alguns pontos da cidade, como uma turnê. Em seguida, em uma rede de cinema ainda não divulgada e provavelmente em streaming também. Após todo esse processo, provavelmente será lançado um box especial e um livro com as fotos.
Premier de “Andre Matos – Maestro do Rock”
A premier de “Andre Matos – Maestro do Rock” aconteceu dia 14 de setembro no Theatro Municipal de São Paulo. Local onde o cantor gostaria de ter se apresentado e infelizmente não conseguiu enquanto estava vivo. A primeira exibição foi uma homenagem de aniversário para Andre que completaria nesta data, 50 anos. E a única, até o momento.
Os ingressos para a primeira exibição do documentário esgotaram em aproximadamente 3 horas. O Theatro Municipal estava funcionando com a capacidade extremamente reduzida, mas com todas as cadeiras disponíveis ocupadas na noite de terça-feira, para conferir em primeira mão a obra finalizada do diretor Anderson Bellini.
Fãs com as camisetas das bandas no qual Andre fez parte formaram filas com antecedência na porta, ao lado de amigos íntimos e familiares do cantor. Durante o filme, era possível ouvir respirações ofegantes que acompanhavam algumas lágrimas de quem sente saudade, mas também houveram sons de risadas ao relembrar momentos icônicos da personalidade do maestro, que poucos conheciam fora dos holofotes.
A narrativa é completamente direcionada pelos próprios entrevistados e unificada com um depoimento no qual Andre Matos cedeu por horas para Anderson, e que ainda não havia sido divulgado. Neste primeiro filme, você consegue conhecer de forma particular a infância e adolescência do cantor que, começou sua carreira musical como pianista e no auge da história da banda com os amigos de colégio, que já tinham um reconhecimento gigantesco e internacional, resolveu largar essa fase da vida e iniciar os estudos eruditos na faculdade de música e então, se tornar maestro.
O final do primeiro filme é instigante e só vamos descobrir (talvez) o que se passava na cabeça de Andre Matos sobre o conceito de que tipo de música que o público quer ouvir, em dezembro de 2021. Sim, este foi um spoiler da última cena em que ele está em frente à um piano, haha.
Ainda não há informações sobre a próxima exibição da primeira parte do documentário “Andre Matos – Maestro do Rock”, apenas que provavelmente será disponibilizado em algumas redes de cinema. Já os próximos filmes serão lançados a cada 3 meses, até o aniversário de 51 anos do Maestro, em 2022.