Anders Nyström se pronuncia sobre sua saída do Katatonia.

Imagem: Divulgação

Guitarrista fundador deixa a banda após mais de 30 anos.

Na última segunda-feira (17), o Katatonia anunciou a saída do guitarrista Anders Nyström. Ele foi um dos fundadores da banda, junto com o vocalista Jonas Renkse.

O anúncio foi feito por Jonas em um comunicado curto, publicado nas redes sociais do grupo e sem maiores explicações:

Anders Nyström e eu estamos seguindo caminhos diferentes. Uma decisão que não foi tomada de ânimo leve, mas para que todos possam prosperar e seguir em frente com suas próprias preferências criativas e agendas pessoais, essa se tornou uma opção realista. Anders e eu começamos a banda em 1991 e seu impacto no som característico da banda é inegável. Por mais sombrio que isso pareça, e é, é mais uma prova de que a vida atrapalha nossos planos preferidos. Desejo a Anders tudo de bom para o futuro.

No dia seguinte, Anders se manifestou em suas redes sociais. Pelo que parece, ele não estava satisfeito com a forma como os trabalhos antigos da banda estavam sendo tratados:

“Não consigo evitar a sensação de que as músicas do início e do meio da nossa discografia merecem ser reconhecidas da mesma forma e incluídas no repertório dos nossos shows ao vivo – o principal meio onde o passado deveria estar sempre vivo!”

Nyström foi ainda mais direto ao dizer que: “O Katatonia poderia e deveria ter sido encerrado em comum acordo, permitindo que cada um seguisse qualquer caminho sob um novo nome. Mas, como Jonas agora está se reorganizando com novos membros e seguindo sua própria direção, não preciso mais esperar para ver para onde o vento sopra. Vou me lançar nesse vazio e resgatar o que foi deixado para trás.

Está claro que Nyström e Renkse têm visões muito diferentes sobre o que o Katatonia deveria ser em 2025.

O Katatonia teve uma breve passagem pelo Brasil em novembro de 2024, promovendo aqui pela segunda fez o álbum Sky Void Of Stars (2023). Anders não estava presente nessa parte da turnê e sua ausência não foi explicada.

Ouça a playlist do Diário de Shows com o setlist da última visita da banda:

Open in Spotify